Ecomania

Poda de Árvore

O mito popular da realização das podas durante o período dos meses sem a letra "R" (maio, junho, julho, agosto), ou seja, no período do inverno, com o objetivo de "ajudar" na vitalidade da árvore quando chegar a primavera, permanece até hoje no dia a dia na arborização de nossa cidade. Essas podas anuais, normalmente são feitas de forma drástica, retirando totalmente a copa (a massa verde vegetal) das árvores. Tal ato é incorreto e não vantajoso, tanto para a árvore, quanto para o meio onde está inserida.

Na realidade as árvores não necessitam de poda anual, muito menos drástica. Em alguns casos, a poda é indicada, como por exemplo, quando há presença de ramos doentes ou danificados, que estejam colocando em risco a segurança das pessoas e edificações. Nestes casos, quando a árvore se encontra no passeio ou em área pública, o requerente deve protocolar pedido à Secretaria de Obras Públicas e Serviços Públicos, solicitando a poda. 

Quando a árvore se encontra dentro do lote, o proprietário pode realizar a poda, removendo no máximo 1/3 da copa, sendo proibido realizar poda drástica. Conforme o Art. 20 da Lei Municipal n° 3294/2020, que estabelece regras para supressão, transplante e poda de espécimes vegetais nativos no Município de Ivoti, a poda de vegetação nativa ou exótica é permitida sob qualquer hipótese, sem necessidade de autorização da Secretaria de Saneamento e Meio Ambiente, excetuando-se os indivíduos das espécies nativas de figueira, do gênero Ficus, e das corticeiras, do gênero Erythrina.

Conforme o Art. 25 da Lei Municipal n° 3294/2020, que estabelece regras para supressão, transplante e poda de espécimes vegetais nativos no Município de Ivoti, fica proibida a poda drástica da vegetação nativa. Entende-se por poda drástica o corte de mais de 1/3 do volume total da massa verde da copa. A penalidade aplicada será advertência com explicação educativa sobre a gravidade da infração. Caso reincidente, a sanção administrativa será a aplicação de multa de 0,15 URM.

Lembrando que indivíduos das espécies nativas de figueira, do gênero Ficus, e das corticeiras, do gênero Erythrina, deverá ser solicitada pelo interessado e autorizada pela Secretaria de Saneamento e Meio Ambiente via Sistema Nacional SINAFLOR/IBAMA.

Como fazer a poda correta:

Primeiramente, devemos constatar o motivo pela qual queremos fazer a poda. Em seguida, com a necessidade, chegaremos à poda mais adequada para cada caso:

Levantamento da copa: poda de galhos mais baixos da copa arbórea, fazendo com que a mesma seja mantida alta, solucionando conflito de galhos com pessoas, pedetres, trânsito e veículos.

Poda de limpeza: poda de galhos secos, doentes, mal situados e atacados por pragas.

Conflitos com elementos do meio urbano: podas de galhos que estão em conflitos com prédios, residências, telhados, semáforos, redes áreas, luminárias, postes, placas indicativas e de trânsito, marquises, cercas elétricas, calhas e outros.

Afastamento de redes elétricas: podas dos galhos em conflito com cabeamento das redes elétricas e demais elementos pertencente ao serviço de energia da cidade. Este manejo é exclusivamente realizado pela Companhia prestadora de serviço de energia na cidade - RGE Sul.

Observe as dicas abaixo para uma poda consciente:

Corte apenas galhos mais finos: é necessário deixar galhos maiores intactos para a árvore se manter. O corte radical deixa a árvore vulnerável a doenças e à ação do tempo.

O corte acima do nó deve ser feito em três passos: o 1° passo serve para o galho não rachar e o 2° para diminuir o tamanho. O corte próximo ao tronco deve ser na diagonal com aparelhos afiados, mas nunca facões, visando fortalecer a cicatrização da lesão.

Confira abaixo a figura 1 e 2 de comparativo de podas de árvores.

Em caso de dúvidas na hora de realizar uma poda, a população pode entrar em contato com a Secretaria de Saneamento e Meio Ambiente através do telefone 3563-8800, ramal 420 e/ou e-mail ambiental@ivoti.rs.gov.br

 

 

 



    Uma realização Secretaria Municipal
    de Saneamento e
    Meio Ambiente
    Município de Ivoti www.ivoti.rs.gov.br
    Prefeitura de Ivoti