topo

Turismo

Principais Eventos

Principais Eventos

A prefeitura organizou um amplo calendário de eventos ao longo do ano. As promoções começam em janeiro com o Kerb, em maio com a Feira do Mel, Rosca e Nata, em julho com a Kolonistenfest, em outubro com a Feira das Flores e a Emancipação, encerrando em dezembro com o Natal no Coração. Além disso, todo o segundo domingo de cada mês é promovida a Feira Colonial, no Núcleo, das 9h às 18h. Durante a semana, é destaque a Feira Agroecológica, realizada nas quartas-feiras, na Praça Emancipação. É uma forma de divulgar as riquezas do município, seja sua história, seus empreendimentos, as riquezas naturais e o que o povo oferece, como artesanato, flores e produtos coloniais.


Veja também


Kerb

Kerb

Uma tradição das famílias de origem alemã, momento de encontro e confraternização, acompanhado de dança, chope, comida típicas e muita alegria. Realizado em janeiro, sempre no primeiro domingo após o dia 19 (inauguração da Igreja Evangélica e homenagem a São Pedro de Alcântara), na Praça Concórdia. Na programação, está o tradicional passeio do Kerbwagen - caminhão que leva a bandinha típica, os reis e a comissão organizadora para os principais pontos da cidade a fim de convidar a comunidade para a grande festa. No domingo, são realizadas missa e culto, apresentações de danças alemãs e visita às famílias que comemoram o Kerb em suas casas.


Veja também


Feira Municipal do Livro

Feira Municipal do Livro

Promovida anualmente, a Feira do Livro de Ivoti é realizada na Praça Neldo Holler/Burle Marx, mas também conta com atrações culturais promovidas em outros pontos da cidade. Desde 2005, vem sendo realizada também aos sábados e domingos a fim de ampliar a participação do público adulto.


Veja também


Feira do Mel da Rosca e da Nata


A Feira do Mel, da Rosca e da Nata acontece no mês de maio, no final de semana próximo ao dia 22, que é o dia do Apicultor. O evento acontece junto ao Núcleo de Casas Enxaimel na Feitoria Nova, onde é possível degustar os produtos derivados do mel e adquirir produtos coloniais produzidos no local. Durante a feira acontecem apresentações artísticas e culturais, venda de artesanato, entre outras atrações. É realizada em parceria com a Cooperativa de Apicultores de Ivoti (Cooapi) e apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Emater.


Veja também


Kolonistenfest


Homenageando o colono, as comunidades vão para as ruas em um desfile bem-humorado e criativo. A Festa do Colono realiza-se todo ano em julho e segue com bailes e festejos, unindo todos numa alegre integração. A Kolonistenfest ou Festa do Colono acontece próximo ao dia 25 – marcando a chegada dos alemães a São Leopoldo, a fim de homenagear o imigrante e o colono, valorizando o seu trabalho, sua arte e seus costumes, além de promover a integração das comunidades das localidades do interior e da sede do município. A festa conta com os Jogos Rurais no sábado e o desfile festivo na avenida Presidente Lucena no domingo, onde representantes de cada localidade da zona rural participam com seus tratores e caminhões enfeitados com alimentos que produzem. Desde 2009, a festa passou a ser itinerante, ou seja, a cada ano acontecerá na localidade homenageada, que escolhe o seu Kolonistenpaar – casal representante da localidade.


Veja também


Feira das Flores


A Feira das Flores acontece anualmente no mês de outubro, junto ao Núcleo de Casas Enxaimel. A Feira tem por objetivo principal valorizar o hábito preservado pelos moradores da cidade que cultivam jardins em frente às suas casas além de incentivar a produção de flores no município, bem como reforçar a identidade de Ivoti como Cidade das Flores. Ela é realizada desde 2006 e conta com a participação da Associação de Floricultores da Rota Romântica (Aflorr), Emater e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Durante a feira acontece a exposição e venda de flores, artigos para jardim, plantas para ornamentação, exposições de jardins, workshops e palestras sobre o tema flor, apresentações culturais e artísticas, venda de artesanatos e produtos coloniais, além das bandinhas típicas que circulam pelo evento.


Veja também


Oktoberfest

Realizada em outubro, a Oktoberfest é promovida pela Sociedade de Canto Harmonia reunindo bandinhas, chopp, comidas típicas e desfiles de rua. Outubro também é o mês de aniversário do município, com programações diversas.


Natal no Coração

Ocorre no mês de dezembro e reúne a comunidade para atrações culturais e de integração. A Família Noel é destaque, formada por mais de 20 pessoas, entre Papais, Mamães e Ajudantes do Noel. A decoração é feita pela prefeitura, artesãos da cidade e ainda professores voluntários.


Feira Colonial


Criada em 2008, evento reúne produtos coloniais, artesanato, produtos agroecológicos e flores no Núcleo de Casas Enxaimel da Feitoria Nova, no segundo domingo de cada mês. É uma oportunidade de adquirir produtos de qualidade e com bons preços direto do produtor. A feira tem a parceria de entidades locais.


Veja também


Feira Agroecológica

Feira Agroecológica

A Feira Agroecológica foi lançada oficialmente na Semana do Meio Ambiente, em junho de 2008, com apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Emater, Cooperativa de Apicultores e Casa da Amizade do Rotary Club. Desde então, vem sendo realizada nas quartas-feiras, das 14h às 19h, na Praça Emancipação. Há espaço para a divulgação de Projetos Especiais, como o Projeto Cultivando Chás, Colhendo Vidas


Veja também


    • Ki Delícia Cafeteria e Confeitaria
    • (51)3563-7405
    Separador
    • CRVA
    • (51)3563-6821
    Separador


separador
Av. Pres. Lucena, 3527 - Ivoti - RS, 93900-000 / Fone: (51) 3563.8800 / Fax: (51) 3563.1111
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h