Saúde

Mobilização nacional de prevenção ao Aedes aegypti repercute em Ivoti

24 de Novembro de 2021


Ivoti - A aproximação do verão demanda uma atenção especial da comunidade. Isso porque o calor e a água acumulada trazem condições ideais para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, que é o transmissor da dengue, zika e chikungunya. Para combater e prevenir a infestação, está em andamento uma mobilização nacional, com a participação da Vigilância Ambiental de Ivoti.

Até esta sexta-feira (26), o Ministério da Saúde propõe que os municípios reforcem a importância de eliminar ou reduzir ao máximo possível os criadouros do mosquito. “Nesta época do ano, inicia o período endêmico, que vai até maio, e em que há mais chances para o surgimento de casos de doenças transmitidas pelo Aedes”, descreve a responsável pela Vigilância Ambiental de Ivoti, Claudia Nicola.

Mutirão ocorre na sexta-feira
A sexta-feira, inclusive, será marcada por um mutirão no país. Todos os moradores estão convidados a investir 10 minutos do dia para realizar uma vistoria em sua residência, comércio ou terreno baldio. “Tanto fora de casa como dentro, para que procurem possíveis depósitos de água que possam servir de criadouros”, acrescenta Claudia. Além disso, o objetivo é incentivar que a ação se torne um hábito semanal.

Visitas da Vigilância nas residências
Outro ponto importante em relação à prevenção é o trabalho de visitas realizado pelos agentes da Vigilância em Saúde. Todos os dias, os profissionais cobrem determinado perímetro da cidade, percorrendo residências e eliminando depósitos de água. “Observamos um grande índice de recusa por parte dos moradores. Por isso, reforçamos que a visita é rápida e de extrema importância”, frisa, lembrando que os agentes estão sempre identificados, para prestar o serviço com segurança.

Dicas
Confira algumas ações que podem ser realizadas no combate e prevenção ao Aedes:
- Retirar do pátio qualquer objeto que possa acumular água (potes, garrafas, sacos plásticos, baldes, bacias, vasos sanitários);
- Manter pneus em lugares cobertos, furá-los ou ainda solicitar que sejam recolhidos;
- Manter tonéis ou caixas de água bem vedados;
- Manter tanques que sejam usados para a coleta da água da chuva sempre bem higienizados, lavando e escovando com sabão 1 vez por semana;
- Lavar os potes de água dos animais de estimação 2 vezes por semana;
- Deixar garrafas de vidro com o gargalo para baixo e em lugar coberto;
- Manter calhas limpas, retirando sempre o acúmulo de folhas;
- Manter vasos de flor sem pratinho embaixo;
- Procurar não acumular entulhos ou materiais que não estejam sendo utilizados, para evitar o acúmulo de água;
- Manter piscinas e fontes de água sempre limpas e tratadas.

Dúvidas
Para eventuais dúvidas, a Vigilância Ambiental está à disposição para atender a comunidade. A sede do setor fica nos fundos da Unidade Básica de Saúde (UBS) Central, ao lado da Farmácia Municipal (Av. Presidente Lucena, 3448, fundos). O telefone para contato é o (51) 3563-8800 ramal 330.

Copyright 2021 © - Criado por Marketing O Diário Marketing O Diário