1ª Cavalgada da Amizade reúne cem já no primeiro dia

Pelo menos 100 tradicionalistas de Ivoti, Dois Irmãos, Morro Reuter, Picada Café, Novo Hamburgo,Presidente Lucena, Santa Maria do Herval, Lindolfo Collor, Estância Velha e São José de Hortêncio estiveram reunidos nesta manhã de sábado (27/04) para a  1ª Cavalgada da Amizade.
Teve até gente de Canoas participando da saída ocorreu as 7h30 no Piquete dos Guris em Ivoti, segundo conta o coordenador da 1ª Cavalgada da Amizade, Vanderlei Molter. " Nós temos aqui em Ivoti cerca de 20  piquetes e um Centro de Tradições Gaúchas (CTG), no entanto nunca tivemos um evento de cavalgada no município, hoje temos aqui, além de moradores de municípios da região até pessoas de Portão e Canoas."
De acordo com o prefeito de Ivoti, Arnaldo Kney, a Cavalgada da Amizade é o inicio de uma nova  fase. "Hoje, o movimento de um grupo de tradicionalistas iniciou uma nova fase do tradicionalismo em Ivoti. Nossa cidade, que é de cultura predominantemente alemã, não tinha um evento de tradição gaúcha. Vejo com muita alegria este movimento da comunidade ivotiense."
Quem também gostou da iniciativa foi o tradicionalista Panato Cardoso Arteiro, de 76 anos. "Eu lido com cavalos desde os meus 10 anos. A Cavalgada da Amizade é uma boa iniciativa. É uma maneira de manter as tradições, trazer os jovens para perto para que haja uma  continuidade."
Paola Kell, apesar dos 6 anos, mostra que já é experiente nas  tradições. " Desde que nasci eu sou gaúcha. Eu ando à cavalo com o meu pai desde quando era bebê. Eu gosto muito de cavalos."
Os cavaleiros seguirão durante o dia  para o Piquete da Gurizada Campeira em São José do Hortêncio. A manhã (28/04), a saída ocorre às 8 horas, peões e prendas estarão deixando o Piquete Gurizada Campeira, próximo ao Centro Esportivo no Bairro Morada do Sol, em direção ao Piquete Chão Batido de Ivoti, onde acontece o almoço da gauchada e cerimonia de encerramento com entrega de certificados aos participantes.
O grupo irá percorrer cerca de 52 km no total dos 2 dias. O evento é promovido por integrantes de Piquetes de Centros de Tradições Gaúchas de Ivoti e conta com apoio da Prefeitura Municipal de Ivoti.