Ivoti já se prepara para a 31ª Feira do Livro

Teatro, Hora do Conto, Oficinas, Brinquedos e muitos livros fazem parte da programação de uma semana da 31ª Feira do Livro de Ivoti, que inicia nesta quinta (02/05) no Núcleo de Casas Enxaimel a partir das 8 horas. Além das atividades para todos os públicos, o lançamento do livro Bom Jardim – Ivoti no palco da história promete ser o ponto alto deste primeiro dia de evento.

 

O evento, que segue até dia 8, inicia com apresentação, na área coberta, do esquete Quando Chegar a Hora, sobre a história da família do adolescente Júnior e suas incertezas em relação ao futuro. Às 9 horas, alunos e visitantes poderão conhecer os lançamentos da literatura, além de participar das oficinas de Arte e Retrato com Lucas Fernando Klein, ou então do workshop de Tirinhas, Humor em 3 quadros de Gabriel Renner. Também está prevista para a parte da manhã a participação da professora Andréa Schneck e do grupo de estudos da Genealogia/ RS, onde o público poderá fazer uma rápida pesquisa do sobrenome e descobrir mais sobre as suas raízes.

 

Entre 10h e 11h, será possível bater um papo com a autora Annie Müller na área coberta. Já os patronos da Feira, mais de 30 historiadores responsáveis pela pesquisa da história de Ivoti, estarão contando suas experiências acerca do livro Bom Jardim no espaço literário.

 

A tarde inicia (às 13h30) na área coberta com a peça Tio Gordo e a Carta Misteriosa, que é inspirada nos musicais da Disney, em uma mistura de teatro convencional e bonecos. Durante a tarde as opções serão muitas, conforme explica a Responsável do Departamento de Cultura, Márcia Funke Dieter. “Entre as atrações da 31ª Feira estão aTrilha Literária e a Tenda da Transformação, onde os alunos vivenciarão momentos mágicos junto aos personagens dos mais fantásticos contos clássicos dos Irmãos Grimm. Na trilha eles serão surpreendidos por bruxas, príncipes e princesas. Já na Tenda da Transformação, as crianças poderão caracterizar-se como seus personagens preferidos e brincar no mundo da fantasia.”

 

Às 15h30, estarão presentes o escritor Arno Kayser na área coberta e o engraçado Kalunga no espaço literário. Já às 19 horas, ocorre a abertura oficial da 31ª Feira do Livro de Ivoti, com a presença de autoridades, além do lançamento do livro Bom Jardim – Ivoti no Palco da História, que retrata os 50 anos de emancipação do município. A noite encerra com a apresentação do teatro Ivoti – História, Cores e Flores, na área coberta.

 

Já na sexta-feira(03/05) alunos e visitantes podem chegar cedinho. As 8 horas, a 2 por 2 Produções apresenta a peça Quando Chegar a Hora. Na sequência, o público poderá curtir oficinas de tirinhas e retrato no espaço da feira, além de visitar os livreiros. Já das 10h às 11h é hora de sentar e conversar com os escritores Jorge Luis Martins e os Patronos da 31ª Feira.

 

Quem perdeu a apresentação do espetáculo Quando Chegar a Hora, no período da manhã, poderá assisti-lo novamente as 13h30 e também às 20 horas na área coberta. A partir das 15h30, os autores Jorge Luís Martins e Jonara Nifa Rosa Gabbi estarão na feira para um bate-papo divertido.

 

No dia 4 (sábado) o Núcleo de Casas Enxaimel fica ainda mais colorido com a exposição de artesanatos e flores a partir das 8 horas. As 8h30 a autora Carine Vanderléa Dörr e a equipe das Escolas do Campo conversam com os leitores na área coberta.

 

Às 9h30, papais e mamães, é hora de levar a câmera fotográfica e o celular e fazer fotos mil do Coral da Escola Municipal de Educação Infantil Pedacinho do Céu. A partir das 9h45, o autor Lauro Carlos Fröhlich, juntamente com o escritor Kleber Boelter, estarão conversando com o público sobre o livro Mãos à Obra. Finalizando a manhã de sábado (04/05), o público poderá curtir o musical Nanda Valim e Banda, da 2 por 2 Produtora, que se apresenta na área coberta.

 

À tarde inicia às 13h30 com os lançamentos Costumes, de Silvane Horst Karling, As Três

Larissa Sofie Karling. Na sequência teremos Unindo Gerações (PLUG), que estará na feira dos livros Linha Clara, Tradições e Pérolas Perdidas e O Dia Mágico, de dança com a galera do Programa Lazer durante o dia todo.

 

A partir das 14h30, acontece o lançamento do livro Educação Ambiental na Primeira Infância, das escritoras Marli Brun, Soeli Presser e Vera Kern Hoffmann, do Instituto de Educação Ivoti (IEI) e Instituto Superior de Educação Ivoti (ISEI). Já às 15h50, a escritora Leani Koppe e o Grupo Genealogia, que tem a finalidade de divulgar e apoiar pesquisas genealógicas, apresentam no espaço da área coberta. A conversa segue com os patronos também no mesmo local.

 

Vale lembrar que durante o final de semana, o público poderá ver a fantasia dos contos de fadas e seus personagens mais queridos se tornarem realidade na Tenda da Transformação e Trilha Literária, nas tardes de sábado e domingo.

 

A exposição de flores e artesanato continua no domingo (05/05) das 9 às 18 horas. Ainda pela manhã, às 9 horas, quem quiser descobrir a origem do sobrenome poderá conversar com o grupo de pesquisadores do Genealogia RS. Os patronos também estarão presentes para conversar com os visitantes da 31ª Feira do Livro de Ivoti.

 

A tarde (14h) começa com a apresentação do Grupo de Violinos da Associação Pró- cultura e Arte de Ivoti (ASCARTE) e Instituto de Educação Ivoti (IEI). A partir das 14h30, os amantes da música gaudéria poderão curtir a apresentação de Danças Gaúchas do Grupo Municipal Relíquia Serrana de Lindolfo Collor, seguida de danças alemãs realizada por integrantes do Grupo Municipal Hoffnuhstall, também de Lindolfo. Já as 15h30, os patronos retornam para a feira em um bate-papo com o público. A tarde finaliza com o teatro Ivoti – Histórias, Cores e Flores. Durante toda a tarde de domingo, o Instituto de Educação Ivoti (IEI) promove muita diversão através do projeto Brinca Comigo, com a participação do aventureiro Peter Pan.

 

A segunda-feira (06/05) inicia às 8 horas, com o esquete Quando Chegar a Hora, que aborda as relações na escola, com os traficantes, a família, os amigos e tudo que circunda o universo dos jovens nos dias de hoje. A partir das 9 horas, a garotada poderá circular pela feira, conhecer novos livros e participar das oficinas oferecidas pelo Departamento de Cultura.

 

Já às 10h, desta vez, não são um, nem dois. Três autores - Arno Kayser, Jorge Luis Martins e Cristiane de Oliveira Zucolotto - estarão na feira para conversar com o público. No início da tarde (13h30) a apresentação Tio Gordo e a Carta Misteriosa promete encantar a gurizada com atores e bonecos falantes. A partir das 14h30, brinquedos, oficinas, Trilha Literária e Tenda da Transformação prometem divertir grandes e pequenos.

 

O primeiro dia da semana (06/05) encerra com o bate-papo com os autores Dilan Camargo na área coberta e Liliane Silva Greuner no espaço literário. Já na terça (07/05) a dica é para quem sonha acordado, a peça Fábrica de Sonhos inicia na área coberta a partir das 8 horas. Das 10 às 11 horas, a feira é dos escritores Gládis Barcellos na área coberta e Kalunga no espaço literário. Às 13h30, quem perdeu a edição da manhã, poderá ver de novo a peça Fábrica de Sonhos. A peça, em formato de musical, conta a história da menina Isa, que parte para uma viagem ao mundo real, onde pretende descobrir porque as pessoas pararam de sonhar.

 

A tarde segue com visitas aos estandes de livreiros, brincadeiras na trilha literária, oficinas de retrato e tirinhas e tenda da transformação. Após as 15h30, os escritores Gládis Barcellos e Kalunga divertem a galera em um bate-papo no Núcleo de Casas Enxaimel. A área coberta recebe às 19 horas o teatro Mulheres: Essas ou Aquelas? - encenada pelo Grupo de Teatando do PLUG. Encerrando a noite, o Espaço da Arte recebe o público adulto para o Sarau Tématico sobre relacionamento entre pais e filhos, a partir das 19h30.

 

O último dia (08/05) da Feira inicia com o teatro de bonecos Fantomania a partir das 8 horas na área coberta. Às 10 horas, Mário Pirata e Cristiane de Oliveira Zucolotto apresentam-se simultaneamente na área coberta e espaço literário. À tarde, (15h30) Mário Pirata volta acompanhado do escritor Dilan Camargo para conversar com os visitantes. Embora o encerramento oficial da 31ª Feira do Livro ocorra às 13h30, o evento segue até às 18 horas.

 

Mais informações sobre a programação da Feira do Livro de Ivoti podem ser obtidas através do telefone 3563 7956.

Compartilhar :

Vejas Outras Notícias