Gestores escolares debatem cursos de formação e qualificação

Diretores, vice-diretores e membros da equipe da Secretaria Municipal de Educação estiveram presentes na ultima sexta (26/04) para a reunião mensal no miniauditório da Secretaria. Entre os assuntos da pauta, estiveram o Programa União Faz a Vida, o Dia do Desafio, atividades do Programa Lazer Unindo Gerações (Plug) e a 31ª Feira do Livro.

O Secretário Municipal de Educação e Cultura, Denis Carlos Luckner, solicitou aos gestores que registrem as áreas nas quais encontram dificuldades, para que a SEMEC possa fornecer cursos de capacitação. “Esse é o momento para refletirmos sobre as dificuldades e os anseios das equipes gestoras para que possamos organizar momentos de formação significativos e focados na melhoria da qualidade da gestão da educação em nosso município.”

O Programa União Faz a Vida, promovido pelo Sicredi, oferece momentos de formação para professores e gestores. Hoje, cinco escolas da Rede Municipal de Ensino de Ivoti participam do Programa.

Durante o encontro, a Coordenadora do Plug, Andréa Schneck, aproveitou para convidar os professores para participarem do Dia do Desafio, que acontecerá no dia 29 de maio. “Tivemos uma reunião na quarta com as cidades da região sobre o dia do Desafio. Apenas 8 municípios não farão parte da atividade. Parece algo simples, mas teremos que tornar este dia significativo. Será marcada uma reunião para o dia 13 de maio para discutirmos juntos o que cada um fará para mobilizar a comunidade. Temos que ter o cuidado de pensar algo que possa reunir efetivamente a comunidade no Dia do Desafio.”

A reunião do dia 13 ocorrerá na sala de Teatro do Plug. Cada escola deverá indicar um professor, para trazer sugestões de atividades para o Dia do Desafio. Vale lembrar que as atividades deverão ser de 15 minutos.

Os diretores de cada escola também receberam o livro Cinema – Primeiro Filme, do Cineasta Carlos Gerbase, adquirido durante uma oficina em Porto Alegre, na qual participaram os professores de Cinema Andréa Schneck, Edmar Galiza e Lucas Breunig.

Andréa aproveitou para solicitar aos professores que incentivem seus alunos a participarem da Oficina de Cinema que acontecerá no dia 30, no Plug, e posteriormente do 1º Festival de Cinema de Ivoti. Os alunos também participarão de uma capacitação de cinema, em junho, em São Sebastião do Caí.

A programação da 31ª Feira do Livro de Ivoti foi apresentada para os presentes. Discutiu-se sobre o lançamento do livro Bom Jardim – Ivoti no Palco da História, seus autores e a escolha do local do evento. Pela primeira vez, a Feira do Livro acontecerá no Núcleo de Casas Enxaimel, que possui elementos culturais significativos do nosso município.