Livro que conta a História de Ivoti será lançado nesta terça-feira

Ivoti – A noite desta terça-feira (30/04) será de comemoração na cidade de Ivoti, depois de 7 anos de pesquisas será lançado o Livro Bom Jardim – Ivoti no Palco da História. O evento, que terá a participação da Orquestra do Instituto de Educação Ivoti (IEI) acontece às 19h30min na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do município.

Trinta colaboradores, entre professores de história, acadêmicos, pesquisadores e interessados, estarão recebendo da Câmara de Vereadores um diploma de reconhecimento e  agradecimento de participação na pesquisa da história de Ivoti. O livro baseado em pesquisas do inicio do povoamento até sua emancipação em outubro de 1964, foi compilado pela Sociedade Ivotiense de Estudos Humanísticos (SIEHU).

Segundo o Presidente em exercício do SIEHU, Hermedo Wagner, inicialmente os pesquisadores eram apenas quatro. “Este pequeno grupo se reunia uma vez por mês para trocar informações e montar um sumário de quais seriam os tópicos de pesquisa para resgatar a história do município. Com o tempo, aumentaram os colaboradores até chegarmos ao numero de 30 pessoas. Com a publicação deste livro não queremos ser considerados portadores da ultima verdade sobre o município, já que acreditamos que algumas informações sobre Ivoti ainda podem ser descobertas.”

Para a confecção do livro, os pesquisadores recorreram a jornais antigos de São Leopoldo e Porto Alegre, ao Arquivo Público do Estado, Arquivo Histórico em Porto Alegre, ao Museu Histórico Visconde de São Leopoldo. Muitas famílias também oferecerem documentos antigos – parte deles em alemão arcaico, para o uso dos pesquisadores. Os textos produzidos foram, então, revisados pelo ex-professor da Universidade de Santa Maria, Amadeu Kreutz, que também foi responsável pela definição dos parâmetros para que o livro fosse escrito com base em pesquisas científica.