Alunos de Ivoti assistem teatro sobre Sepé Tiaraju

Cerca de 220 alunos das turmas de 5º ano da Rede Municipal de Educação de Ivoti assistirão, na próxima quarta-feira (29/05), a peça Sepé Tiaraju – O Guerreiro da Lua Crescente no Complexo Cultural do Centro de Educação Integrada (CEI) de Campo Bom.

Segundo a Coordenadora dos Anos Iniciais da Secretaria de Educação, a professora Verônica Luísa Dhein, a atividade tem como objetivo complementar o estudo da história do Rio Grande do Sul realizado em sala de aula. “Neste momento, os alunos terão acesso à uma ferramenta a mais de aprendizagem, estudando sobre a história do Rio Grande do Sul através da linguagem teatral.”

O espetáculo, em formato de musical, conta a saga heroica de Sepé Tiaraju, o Guerreiro da Lua Crescente, em uma visão poética da epopeia vivida pelo povo Guarani, suas lutas, seu encontro com a religiosidade e sua incrível jornada em busca da Terra sem males. A peça da companhia Luz e Cena, é voltada para todos os públicos e propõe, através da música e da poesia, o resgate de um verdadeiro herói brasileiro, o índio com a marca da lua, um homem que ainda hoje vive na fronteira entre o mito e a realidade.

Em 21 de setembro de 2009, foi publicada a Lei Federal nº. 12.032, em comemoração aos 250 anos da morte de Sepé Tiaraju, escrevendo o nome do indígena no Livro dos Heróis da Pátria.