Alunos de Parobé aprendem a disciplina japonesa

Cerca de 30 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Jorge Fleck de Parobé visitaram o Memorial da Colônia Japonesa durante a manhã desta terça-feira (28/05). Não apenas os olhos apreciar os objetos do memorial, como também os ouvidos puderam conhecer o som das palavras em japonês através da senhora Tazuko Arima.

A visita é complementar ao estudo dos hábitos e cultura dos imigrantes japoneses realizada pelos alunos do 9º ano, conforme explica a professora de Geografia Delta Born. “A ideia do passeio surgiu da necessidade dos alunos terem mais disciplina e ordem e por isso optamos por visitar os japoneses, justamente por serem reconhecidos como um povo disciplinado, muito educado e organizado.”

Patrícia Wittzarecke, de 14 anos achou o espaço muito bonito. “Achei muito bonito mesmo o jardim dos japoneses com córrego. Foi legal saber sobre as brincadeiras que eles faziam, cantando musicas e construindo barquinhos de bamboo para colocar no córrego. Também achei os origamis feitos por eles muito bonitos”.

Segundo Tazuko Arima, responsável pela recepção do Memorial da Colônia Japonesa, no Japão, a educação é levada à sério. “ No Brasil dificilmente as crianças pedem desculpas. No Japão quando pedimos desculpas não é da boca para fora, pede-se desculpas por prejudicar a pessoa. Sempre que se faz uma refeição se agradece a Deus. Desde criança se ensina como se falar com os superiores, os mais velhos. Existe uma maneira formal e informal de falar.”

Na próxima quarta-feira(06/06) professores e alunos da Escola Cesi Zona Sul de Porto Alegre estarão conhecendo o Núcleo de Casas Enxaimel e o Memorial da Colônia Japonesa. O memorial da cultura japonesa está aberto para visitação de segunda à sexta das 13h30 às 17 horas. Aos sábados, domingos e feriados, o espaço recebe visitantes das 9 às 12horas e das 13h30 às 18 horas. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 3563 7956.