Abertura da Semana da Pátria reúne 200 pessoas

Ivoti - Ao som da Banda Marcial da Escola Municipal Engenheiro Ildo Meneghetti, teve início neste sábado (31/08), na Praça da Emancipação, a abertura Oficial da Semana da Pátria. Cerca de 200 pessoas participaram da cerimônia que contou com a apresentações de música das Escolas Municipais Gulhermina Mertins, Olavo Bilac, Nicolau Fridolino Kunrath e Nelda Julieta Schneck. Alunos e professores da Escola Estadual de Educação Básica Professor Mathias Schütz também participaram do evento.

Segundo o Secretário Municipal de Educação e Cultura, Denis Carlos Luckner, a riqueza de um país está em sua cultura e educação. “Um país rico é resultado de cultura e educação. Nos países desenvolvidos, a maioria das pessoas que são éticas, dão valor à cultura e à educação. O Brasil não é pobre por que a natureza nos foi injusta, mas nosso país poderá ser rico se as pessoas deixarem de tomar vantagem. Em Ivoti, felizmente, temos muitos bons exemplos, pessoas que trabalham de maneira honrada e abnegada”.

Vinte escoteiros do Grupamento de Exploradores Germânia de Ivoti foram responsáveis pelo acendimento da pira com o fogo simbólico da Semana da Pátria. Durante a cerimônia, o Prefeito Arnaldo Kney, em companhia de membros da Administração Municipal, realizou a entrega do certificado de honra ao mérito para a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Ivoti, para o Rotary Club e para o Grupamento de Exploradores Germânia. “No dia em que nos dermos as mãos, poderemos construir dias melhores. Hoje queremos prestar uma homenagem aos Escoteiros, à Liga Feminina de Combate ao Câncer e ao Rotary Club, instituições estas que são referência em nossa região e que possuem pessoas abnegadas que pensam em ajudar aos outros e é ajudando os outros que estamos ajudando nossa pátria. Cada um pode dar um novo rumo ao nosso país, ajudando nossos irmãos.” ressaltou o prefeito.

Amanhã (01/09) a guarda do Fogo Simbólico será realizada por alunos do Instituto de Educação Ivoti (IEI). Já na segunda-feira(02/09) a guarda fica por conta dos estudantes da Escola Municipal Concórdia. Alunos da Escola Municipal Aloísio Mossmann guardarão o Fogo Simbólico na terça-feira(03/09). Na quarta (04/09), os estudantes da Escola Panorâmico ficarão encarregados da guarda. No dia 5, os alunos da Escola Ildo Meneghetti cuidarão da centelha simbólica e, no dia 6, os alunos da Escola 25 de Julho ficarão responsáveis pela chama.

No dia 7 de setembro ocorre, a partir das 9 horas, a solenidade de encerramento, com Hora Cívica, na Praça da Emancipação. A guarda do Fogo Simbólico segue até às 17 horas, com os integrantes da Comunidade Católica São Pedro. Em caso de chuva, o fechamento do evento ocorrerá na área coberta do Núcleo de Casas Enxaimel.