8ª Feira das Flores inicia oficialmente

Após as apresentações do Grupo Vocal Em Canto da Escola Engenheiro Ildo Meneghetti em conjunto com professores de música do município e 14 bailarinas vestidas de flores e borboletas do grupo Dancei do Instituto de Educação Ivoti (IEI), teve inicio a 8ª Feira das Flores. Na companhia de milhares de flores, cerca de 300 pessoas assistiram, nesta manhã (19/10) no ensolarado dia de primavera, a Abertura Oficial.

Segundo o Prefeito de Ivoti, Arnaldo Kney, a Feira das Flores é fruto de inspiração de sugestões de um segmento do município que vem demonstrando a sua força, sendo um segmento importante. “Esta não é apenas uma feira onde estamos vendendo produtos mas é um local de inspiração onde as famílias vão para desfrutar de momentos de lazer. Este lugar lembra muito o interior da Alemanha. É indiscutível que o Núcleo se diferencia de muitos locais da região, causando ciumes até a Gramado, que é uma cidade que se desenvolveu para o lado comercial. Agora, Gramado quer resgatar algo que eles não tem mais. Precisamos explorar ao máximo a cultura deste lugar, preservando-o. Não podemos disputar com o municípios como Gramado que não tem este tipo de lugar para explorar. Sugerimos a criação da secretaria de município justamente por que o investimento no turismo é algo para o futuro, mas que já se faz necessário agora. Queremos construir o futuro atraindo mais empresas, mas o segmento do turismo também merece uma atenção especial pois possui a capacidade de gerar muitos empregos. Temos um grande potencial. Este lugar cai de maduro para empreendedores que têm visão e que querem investir em um espaço que não é comercial. Quando optei por que preservar o Núcleo de Casas Enxaimel, lá em 1989, no meu primeiro mandato, não me importei com retorno politico. Pensei em Ivoti e em tudo que significa o Núcleo para a cidade e para a região e continuo pensando assim. ”

Para o Presidente da Associação de Floricultores da Rota Romântica (AFLORR), Satoshi Suzuki, o turismo de eventos é como uma arvore que se desenvolve ao longo do tempo. “Estamos muitos contentes e satisfeitos pela realização deste magnifico evento é sempre um grande desafio unir os anseios e desejos das pessoas. O evento ajuda no crescimento de todos nos produtores ruais, artesões apicultores e floricultores. Investir no turismo é como semear uma arvore onde nossos filhos se alimentarão de nossas frutas e no futuro arvore esta poderá dar sombras as futuras gerações. Sejam bem vindos os visitantes e desejo um grande sucesso a todos nos que participamos da feira.

De acordo com o Presidente da Rota Romântica, Cláudio José Weber, o evento traz desenvolvimento econômico para o município. “Este em um evento que homenageia a primavera e as flores. Acompanhei este evento desde a primeira edição e posso dizer que a Feira das Flores vem crescendo a cada ano. Está tudo está bem organizado, bem posto. Este é um evento que movimenta a cidade, portanto movimenta também a economia. Com este tempo maravilhoso, com certeza estaremos recebendo inúmeras pessoas, que estarão investindo aqui. Estão de parabéns o prefeito, os secretários e todos os envolvidos na realização deste evento.”

Também esteve presente na abertura da Feira, a Deputada Estadual Zilá Breitenbach, representando, de forma oficial, a Assembleia Legislativa do Estado.

Quem quiser ficar para a hora do almoço poderá escolher entre lanches, comida caseira ou um delicioso carreteiro de charque e saladas, organizado pelo CTG Estância do Cotiporã. A partir das 14 horas, as crianças das Escolas Municipais de Educação Infantil apresentam toda a sua graça e desenvoltura em números de danças alemãs. Já às 14h30, a vibração é outra. Os alunos do Programa Lazer Unindo Gerações (PLUG) de Ivoti, prometem encantar o público com rápidos movimentos de Street Dance. Às 15 horas, os bailarinos da oficina de danças alemãs do Plug mostram a beleza de movimentos mais suaves. Na sequência, a partir das 16h, a atração é especial para quem gosta da tradição gaúcha. Estudantes da Oficina de Danças Gauchescas invadem o palco da feira. A tarde encerra com a apresentação do espetáculo O Mágico de Oz realizado por estudantes do grupo de teatro do PLUG. A peça em formato de musical conta com 150 dançarinos, atores e cantores.

Entre as atrações permanentes da feira estão oficinas culinárias, Mostra de Bordados de Flores,Caminho da Flor, Expedição Botânica e mais de 60 expositores de produtos coloniais, artesanato, plantas e flores. Já para a garotada, a feira oferece ainda espaço com brinquedos infláveis, passeios de trator, charrete e trenzinho. Moradora do Bairro Palmares, Maria Dheiwes, chegou cedinho para aproveitar a Feira das Flores. “Todo ano, visito a feira e sempre levo flores para casa. Hoje comprei uma linda orquídea. Gosto muito de cravinhos, rosas e amarílis. O lugar aqui é lindo, estou aproveitando para vir cedinho pois amanhã com certeza o Núcleo estará muito movimentado.”

Amanhã (20/10) é dia de passear com a família pela feira. Às 9 horas, o perfume das flores dá as boas vindas para o público da Feira, mas a animação para os ouvidos ocorre mesmo a partir das 11 horas, com a Bandinha Típica. E domingo, como é de praxe, é dia de churrasco. O CTG Estância do Cotiporã, oferece para quem quiser almoçar no local muito churrasco com comida campeira e saladas. De barriga cheia, o banquete da tarde é para os ouvidos. Às 14horas, a Orquestra de Sopros de Frankfurt – Alemanha se apresenta. Às 17 horas, o show é para quem gosta de músicas que marcaram época, estilo country com a Banda The Travellers. A Feira das Flores reinicia às 9 horas da próxima sexta(25/10) encerrando dia 27. Mais informações podem ser adquiridas através do telefone 3563 7956