Núcleo de Casas Enxaimel fica lotado no primeiro domingo da 8ª Feira das Flores

Novo Hamburgo, Campo Bom, Porto Alegre, São Leopoldo, Estância Velha, Presidente Lucena, Sapiranga, Morro Reuter, Dois Irmãos e Picada Café tiveram seus moradores atraídos para a 8ª Feira das Flores de Ivoti. Mais de 8 mil pessoas de toda a região já circularam pelo espaço da feira, que finaliza seu primeiro final de semana de atrações neste domingo (20/10) no Núcleo de Casas Enxaimel. A entrada é franca.

Segundo uma das organizadoras da 8ª Feira das Flores, Marcia Funke Dieter, a feira tem recebido elogios. “Os visitantes estão comentando que a feira das flores é sempre linda mas está ainda melhor este ano por causa das novidades. Um dos pontos que tem sido muito elogiado é o Caminho das Flores, do qual fazem parte cerca de 20 jardins preparados por paisagistas. Estamos muito satisfeitos com este primeiro final de semana e queremos melhorar ainda mais a feira como um todo para o segundo final de semana.”

Mesmo quem não possui origem alemã ficou encantado com a apresentação da Orquestra de Sopros de Frankfurt – Alemanha, que ocorreu na tarde deste domingo no palco da Feira das Flores. A Orquestra, formada por mais de 35 músicos alemães, se apresentou apenas hoje através de uma parceria entre Instituto de Educação Ivoti (IEI) e Prefeitura Municipal, foi assistida por mais de 300 pessoas.

Moradora de Picada Café, Clair Rolz Utzig, de origem alemã, achou emocionante a apresentação dos alunos da maior escola de música da Alemanha. “ É muito muito bonito assistir a cultura da musica clássica sendo preservada através da juventude. Estão de parabéns estes alunos e os mestres que os educaram.”

No final da tarde, às 17 horas, o show é para quem gosta de músicas que marcaram época, estilo country com a Banda The Travellers. Além das atrações culturais, o Núcleo reúne mais de 60 expositores de flores, deliciosos produtos coloniais e artesanato. Para quem quiser comprar flores o lugar é ideal. “ É a nossa primeira vez na feira e estamos achando tudo lindo. Estamos levando 4 mudas de flores, mas dá vontade de levar tudo. Está tudo muito lindo.” ressalta o casal Adão e Janete Mello de Novo Hamburgo.

A programação da 8ª Feira das Flores reinicia na sexta-feira(25/10) a partir das 9 horas com a oficina de nhoque, gratuita. Ainda existem vagas para quem quiser aprender como fazer esta bela receita. Os interessados podem entrar em contato com o Departamento de Turismo através do telefone 3563 7956.

Ao meio dia de sexta, a pedida é o almoço de galeto, massa e saladas do CTG Estância do Cotiporã. À tarde, quem não pode participar da oficina durante o período da manhã poderá fazê-lo a partir das 14 horas. Também as 14 horas, a Banda Balcão enche de alegria o pessoal da 3ª Idade e quem mais quiser entrar na dança.

Já no sábado (26/09) a programação traz um atração especial. A partir das 8h30, acontece uma Expedição Botânica, com saída do Núcleo de Casas Enxaimel. Os interessados devem devem se inscrever através do e-mail nelda@ivoti.rs.gov.br .Às 9 horas, a feira é aberta ao público. Já as 11 horas, a Bandinha típica anima ainda mais a feira. Do meio-dia às 14 horas, a pedida é o Carreteiro de charque e saladas. Depois do Almoço, nada melhor do que assistir à uma bela apresentação. O Coral Municipal de Picada Café se apresenta às 14 horas no palco da Feira. Para quem gosta de Banda Marcial, a Banda de Música do Comando Regional do Vale do Rio dos Sinos /Brigada Militar entra em cena a partir das 15 horas. A tarde finaliza com o Rock and Roll dos Los Puvis.

Quem até agora não visitou a Feira das Flores, não pode perder a última oportunidade. A movimentação no domingo (27/10) inicia às 9 horas. Para um domingo bem família, a dica é passear de trator, charrete e trenzinho com as crianças ou visitar a Mostra de Bordados de Flores e o Caminho da Flor. Às 11 horas, muita música típica alemã invade o espaço da feira. E como todo mundo já sabe, domingo é dia de Churrasco. A partir das 12 horas, o CTG Estância do Cotiporã oferece Churrasco com comida campeira e saladas. À tarde inicia em grande estilo. Às 14 horas, o Grupo de Violinos (ASCARTE - Ivoti) do Instituto de Educação. Já às 15 horas, a programação é para quem gosta de música gaúcha, com a Invernada Adulta do CTG Estância do Campo Grande.

Encerrando a programação cultural da festa, às 17 horas, sobe ao palco a Banda Toar. Quem quiser dar mais uma voltinha, ou sentar para tomar um chimarrão, pode ficar tranquilo, o evento segue até 19 horas.