Alunos acompanham o Poder Executivo no dia da Administração Mirim

Nove alunos do 4º ano da Rede de Ensino Fundamental de Ivoti e da APAE, iniciaram nesta terça-feira (22/10),de uma maneira diferente. Em reunião com a Administração Municipal, os alunos apresentaram sugestões e reivindicações ao Poder Executivo. A atividade, faz parte do Dia da Administração Mirim, onde os estudantes estarão acompanhando a rotina dos administradores do Poder Executivo e do Poder Legislativo.

Segundo a Vice-Prefeita Marli Heinle Gehm e também autora da Lei que cria o Dia da Administração Mirim, o fato dos alunos assumirem simbolicamente cargos públicos municipais, complementa os estudos sobre o município. “Estes alunos estão aqui hoje através de uma lei criada em 1996. O Dia da Administração Mirim possibilita que os alunos do 4º ano, não apenas estudem o município, mas tenham uma melhor visão de Ivoti, através da vivência. Este tipo de experiência também pode fazer surgir novos lideres dentro da comunidade.”

A Secretária de Saneamento e Meio Ambiente, Ninon Frota levou sua administradora mirim, Sofia Dillenburg de 10 anos para realizar vistorias em arroios e lugares onde ocorre o descarte indevido de lixo. A estudante do 4º ano da Escola Municipal Nicolau Fridolino Kunrath, teve uma manhã atarefada, procurando cães abandonados para doação e conhecendo o trabalho feito no Centro de Educação Ambiental de Ivoti (CEAMI). Apesar da manhã corrida, Sofia gostou de ser secretária mirim do Saneamento e Meio Ambiente. “Achei muito legal o trabalho feito pela Secretaria. Aprendi que tem que cuidar bem dos arroios, precisa usar filtro nos fornos de carvão, temos que levar lâmpadas velhas para um lugar adequado no CEAMI e que é muito importante que os moradores também ajudem a cuidar do Meio Ambiente.”

Durante a manhã, o Prefeito, Arnaldo Kney e Vice-Prefeita Marli Heinle Gehm além de secretários e do Diretor da Autarquia Agua de Ivoti, foram acompanhados pelos alunos. No final da tarde, às 18h30 será a vez dos vereadores receberem os estudantes. O Dia da Administração Mirim ocorre sempre na semana próxima ao aniversário de Ivoti, que transcorreu no ultimo sábado (19/10).