Município firma parceria para gestão de resíduos sólidos

O Município de Ivoti assinou nesta segunda-feira, dia 16 de dezembro, convênio com Lindolfo Collor e Presidente Lucena buscando implementar um Plano Intermunicipal de Gestão Compartilhada de Resíduos Sólidos. O documento regulamenta uma parceria que já existia desde 2009 para a destinação do lixo doméstico dos três municípios.

Os resíduos sólidos coletados nas cidades são destinados para uma Central de Reciclagem em Lindolfo Collor. De lá, o lixo não reciclável segue para aterro sanitário em Minas do Leão. O procedimento se manterá com o acordo, que apenas regulamenta a situação. O objetivo é tentar reduzir custos, além de ajudar a melhorar a qualidade do meio ambiente. A secretária de Saneamento e Meio Ambiente de Ivoti, Ninon Frota, lembrou que um dos próximos projetos envolve a instalação de uma balança na Central de Reciclagem, para que se tenha dados precisos sobre a quantidade de lixo produzida em cada município e quanto deste montante é efetivamente reciclado.

A secretária também se preocupa com o consumo cada vez maior da população. “O custo com o recolhimento e destinação do lixo é repassado aos moradores”, explicou Ninon. Por isso, a comunidade deve “se preocupar em produzir menos lixo, mais limpo e reciclado”. Para Ivoti, esta é uma oportunidade de implantar novamente a coleta seletiva. O prefeito Arnaldo Kney afirmou que estava apenas aguardando a assinatura do convênio para começar a trabalhar no retorno da separação do lixo. A proposta é que o resíduo seletivo seja coletado duas vezes por semana. “A comunidade estava acostumada com a coleta seletiva, porém não se deu continuidade à prática”, explicou.

O documento foi assinado pelos prefeitos dos três municípios: Arnaldo Kney, de Ivoti; Alceu Heinle, de Lindolfo Collor; e Rejane Stoffel, de Presidente Lucena. Também participaram do encontro o promotor de Justiça de Ivoti, Charles Emil Machado Martins; a secretária de Saneamento e Meio Ambiente de Ivoti, Ninon Rose Frota; a procuradora do Município de Ivoti, Mariana Appel Klein; o assessor jurídico de Lindolfo Collor, Itamar Brescovit; e o assessor jurídico de Presidente Lucena, Tomás Rost.