Plano de Desenvolvimento Econômico é apresentado à comunidade de Ivoti

Os próximos anos devem ser importantes para o desenvolvimento de Ivoti. O município lançou na última sexta-feira, dia 20 de dezembro, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), seu Plano de Desenvolvimento Econômico. O planejamento prevê, entre outras coisas, o incentivo a empresas e a criação de áreas para a instalação de empreendimentos, os Territórios de Desenvolvimento.

O objetivo é propor iniciativas para o progresso da cidade sem esquecer das questões sociais e ambientais. As propostas serão realizadas através de políticas públicas, programas, ações e parcerias. Os programas e ações vão desde a implantação do Sistema Municipal de Turismo à criação da Agência Municipal de Desenvolvimento.

Uma das grandes novidades será a criação dos Territórios de Desenvolvimento. As três áreas receberão pequenas e médias empresas de variados segmentos. Os territórios Ipoti-catu, na Picada 48 Alta, e Kaihatsu, na Colônia Japonesa, devem receber empreendimentos, tanto de Ivoti, quanto de outros municípios. Já no território Technopark, no bairro Cidade Nova, será criado um polo tecnológico, voltado para a economia criativa. Empresas já instaladas na cidade também poderão ser beneficiadas através de outros incentivos. “Com isso, queremos atrair outras empresas e também trabalhar na retenção das que já estão instaladas em Ivoti”, explicou Mara Peteffi, responsável pela gestão de projetos do Município.

Mais emprego e renda para Ivoti

Durante o lançamento do Plano de Desenvolvimento Econômico, 27 empresas – 16 de Ivoti e 11 de outros municípios – assinaram um protocolo de intenção, afirmando que gostariam de se instalar em um dos Territórios. O Município também firmou parceria com as indústrias de laticínios Piá e Tirol, que devem implementar em Ivoti centrais de distribuição, e receberão auxílio para o pagamento de parcelas do aluguel. Além disso, foi assinado um documento formalizando o interesse de Ivoti em realizar uma parceria com a Valetec (Parque Tecnológico do Vale do Sinos).

Para o prefeito Arnaldo Kney, o Plano é um passo decisivo para Ivoti. “Estamos dando oportunidade para que todas as empresas cresçam”, disse, ressaltando que pelo planejamento este crescimento deve respeitar questões ambientais e culturais, por exemplo. O prefeito também lembrou que as empresas vão procurar por profissionais capacitados. “Estamos dispostos a investir na formação de mão de obra”, destacou, lembrando de opções como o Pronatec – Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego.

Arnaldo ainda reforçou que este é um processo gradativo e, por este motivo, não trará problemas para as empresas que já estão instaladas no município, já que o foco são os novos trabalhadores que entram no mercado a cada ano e as quase 500 pessoas que saem de Ivoti todos os dias para empregos em municípios vizinhos. “Vamos crescer, mas queremos que este crescimento aconteça de forma equilibrada”, resumiu.

O evento reuniu empresários, autoridades e comunidade. Outras informações sobre o Plano de Desenvolvimento Econômico podem ser obtidas pelo telefone 3563.8800.