Uva de Mesa é o atrativo da Feira da Colônia Japonesa neste domingo

Ivoti – Neste domingo (23), como já é tradicional em Ivoti e na região do Vale do Sinos será realizada mais uma edição da Feira da Colônia Japonesa. A grande atração será a Uva de Mesa, além disso, produtos típicos japoneses, como o sushi, harumaki, guiozá, doces, artesanatos, flores e frutas, estarão à disposição dos visitantes.

A Cooperativa de Produtores e Agroindústrias de Ivoti (Proagrii) também  expõe seus produtos coloniais como pães, cucas, roscas, queijos e verduras. Esta é a principal característica da Feira: reunir produtos da cultura alemã e japonesa no mesmo local. O evento, que inicia às 9h e se estende até às 18h, com entrada gratuita, já se tornou tradicional, atraindo um grande público até a Colônia Japonesa de Ivoti.

Realizada sempre no último domingo de cada mês, a feira é organizada pela Cooperativa de Produtores e Agroindústrias de Ivoti  (Proagrii) e pela Associação Cultural e Esportiva Nipo-brasileira de Ivoti (ACENB), com apoio da Prefeitura Municipal de Ivoti.

Memorial da Colônia Japonesa

Quem for até a Feira também pode prestigiar outra atração, o Memorial da Colônia Japonesa. Com entrada franca os visitantes podem ver louças, vestimentas, documentos e ferramentas. Verdadeiras relíquias da imigração japonesa no Rio Grande do Sul. Todo o acervo foi doado pelas 46 famílias de origem japonesa que vivem em Ivoti. Algumas preciosidades, como as malas usadas na travessia que durava pelo menos 40 dias de navio, estão presentes.

Emerson Martinez Fortes

Reg.Prof. 14601 MTB/RS