Microcrédito beneficia pequenos empreendedores de Ivoti

A Prefeitura de Ivoti  já beneficiou vários pequenos empreendedores com o sistema Gaúcho de Microcrédito. O benefício foi destinado a 24 pessoas em 2013 e já nos primeiros três meses de 2014 foram 29 ivotienses. A destinação de crédito é feita para pequenos negócios formais ou informais. O dinheiro é liberado pelo governo do estado através da Prefeitura.

O jovem de 20 anos, Cristian Henrique Koch, abriu uma gráfica e serigrafia. Para ele, o Microcrédito, além do incentivo para começar o próprio negocio possibilita dar um passo maior do que se imagina no início do projeto. "Com o sistema, pude comprar o maquinário que precisava e fazer investimentos que antes eu não poderia. Foi algo muito rápido, em questão de 7 dias estava tudo liberado" comemora.

Tem direito a receber o microcrédito o Microempreendedor Popular, a Economia Popular Solidária, a Agricultura Familiar e a Microempresa. O valor pode ser financiado em até 24 vezes. Depois de pagar metade do primeiro empréstimo, que é de 6 mil reais, o empreendedor pode solicitar um segundo valor, que é de 9 mil reais. Na terceira etapa podem ser retirados 12 mil reais e na última etapa até 15 mil reais.

O Diretor do Departamento de Apoio a Indústria e Comércio (DAIC) de Ivoti, Rafael Kunrath, explica que "estamos dando a oportunidade para que nossos pequenos empreendedores consigam melhorar suas vidas. A Administração Municipal tem consciência de que só seremos grandes fortalecendo os pequenos".

Os interessados podem se dirigir até o DAIC na Prefeitura de Ivoti. Mais informações no telefone 3563 8800 com Rafael.

Mais sobre o Microcrédito:

O Microcrédito oferece financiamentos que variam de R$ 100 reais a R$ 15 mil, com juros mensais de 0,41%. Os recursos disponibilizados são garantidos pelo Fundo de Apoio à Micro Empresa, ao Microprodutor Rural e Empresa de Pequeno Porte - Funamep. O programa possui 598 agentes de oportunidade, que atendem nos 364 pontos de atendimento do microcrédito nas 24 regiões do Estado.

Entre as regiões que receberam expressivos recursos do Microcrédito em 2013 estão: Serra com R$ 38 milhões em 5.059 operações; Sul com R$ 27,4 milhões em 3.393 operações; Metropolitana Delta do Jacuí com R$ 23,9 milhões em 4.952 operações; Norte com R$ 18,5 milhões em 1.913 operações; Vale do Rio dos Sinos com R$ 15 milhões em 2.781 operações e Médio Alto Uruguai com R$ 14 milhões em 2.310 operações.

Diego Leonhardt
Município de Ivoti