Defesa Civil instala pluviômetros em Ivoti

A Defesa Civil de Ivoti trabalha na instalação de pluviômetros em lugares estratégicos da cidade. O equipamento permite medir a quantidade de chuva em determinado momento. Quando a ocasião representar algum tipo de perigo a DC terá os dados necessários para minimizar possíveis danos. Os pluviômetros também servirão para produzir um mapa de precipitações.

A partir disso serão planejadas novas ações preventivas em determinadas áreas onde se verificam maiores possibilidades de riscos por inundações, enxurradas ou deslizamentos. Serão instalados quatro aparelhos: Na sede da Prefeitura Municipal, no Bairro Cidade Nova, no Jardim Panorâmico e na Picada 48 Alta. O número pode ser aumentado conforme a necessidade.

O coordenador da Defesa Civil, Neventon Figueiredo, pretende ter a ajuda da população. "O monitoramento é aberto a qualquer pessoa com o objetivo de introduzir na comunidade a cultura da prevenção de riscos de desastres naturais e fortalecer a capacidade local de enfrentamento de eventos adversos." comenta.

Estes equipamentos são adquirido através do Programa Federal “Pluviômetros nas Comunidades” em parceria com o Município, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação por meio do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN).

Diego Leonhardt
Município de Ivoti