Artista Juarez Pacheco visita Escola Guilhermina Mertins

 Com o objetivo de enfatizar as possibilidades em detrimento das limitações, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Guilhermina Mertins trouxe o artista plástico José Pacheco, de 45 anos, para ilustrar um exemplo de superação diante de obstáculos. Avisita aconteceu na semana passada. Juarez foi vítima de uma descarga elétrica enquanto trabalhava, tendo seus braços e pernas amputados em função do grave acidente, ocorrido há mais de 12 anos.

Após um longo período de recuperação, encontrou na pintura de telas uma possibilidade de expressão que lhe trouxesse bem estar e reconhecimento. Suas obras ficaram durante uma semana expostas pela escola, aguçando o olhar atento dos alunos. Os professores foram encarregados de instigar os alunos sobre as características do autor das obras, a técnica utilizada, e o possível contexto que foram produzidas.

Seus traços, num primeiro momento, foram apreciados pelos alunos como mais uma obra de arte, como tantas outras que a escola disponibiliza. A surpresa ocorreu quando conheceram o artista. Não imaginavam que poderia existir uma pessoa sem os braços e pernas, tanto menos, que fosse capaz de produzir obras de arte. O que antes já era considerado belo pelos alunos, passou a ter um significado ainda mais importante.

Ao longo da visita os alunos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais da história do artista e também presenciaram a forma como ele produz suas obras, com auxílio de um suporte feito com cano de PVC, que é encaixado no braço. Mas o ponto alto desse trabalho foi a discussão que se estabeleceu em torno do potencial que todas as pessoas tem, independente de limitações físicas e até mesmo mentais.

Questões sobre acessibilidade e respeito às diferenças também foram conversadas de forma bastante ampla e aberta entre alunos e professores. A experiência foi considerada muito positiva, sendo que Juarez já é considerado um amigo de nossa escola.

Diego Leonhardt
Assessoria de Imprensa 

 

Compartilhar :

Vejas Outras Notícias