Biscoito de origem Holandesa produzido em Ivoti deve aguçar os paladares na Feira do Mel Rosca e Nata

A esposa do senhor Wilen Vos começou a fabricar o Stroopwafel em casa. Ela produzia sozinha apenas algumas unidades, suficientes para fechar um pequeno pacote por dia. O casal não esperava que o sucesso do biscoito de origem holandesa tomaria as proporções de hoje. Atualmente a empresa Moinho Stroopwafel encaminha mais de uma tonelada do biscoito para prateleiras de supermercados de diversos estados do Brasil.

A esposa do senhor Wilen é brasileira e aprendeu a fazer o biscoito no tempo que morou na Holanda. O aprendizado foi oferecido pela família do sócio de Vos, senhor Mels Kraan, que mantinha uma fábrica de Stroopwafel na cidade de Gouda, muito conhecida por fabricar o queijo Holandês.

Wilen Vos chegou ao Brasil em 1995, em 2000 voltou para a Holanda e no ano de 2004 retornou em definitivo, pois sua empresa passava por uma grande expansão. O empreendimento saiu do porão da sua casa para se fixar em um prédio novo na cidade de Ivoti. A empresa chamada Stroowafel Moinho aumentou sua produção no ano passado, após a vinda de uma máquina especial encomendada da Holanda.

Conta a história que por volta do ano 1.800 um padeiro holandês ficou ressentido porque as sobras de suas produções de biscoitos iam para o lixo. Ele teve a ideia de juntar tudo com mais alguns produtos e é aí então que surge o Stroopwafel, biscoito que se tornou muito popular na Holanda. Recheado com caramelo, agora vai ganhar uma edição especial com mel, para a Feira do Mel Rosca e Nata de Ivoti que inicia no próximo final de semana.

O produto será fabricado na hora durante a Feira. Segundo Vos, o aroma será o fator principal para atrair os curiosos. “É muito legal ver a produção do Wafel, é produzido na hora e o cheirinho vai contaminar toda a Feira”. A fórmula com mel ainda foi testada na empresa e tomados cuidados especiais com o paladar. Alguns experimentos foram feitos, porém o recheio com mel foi considerado extremamente doce, por isso alguns outros condimentos darão o sabor desejado.

O Wafel já conquista admiradores em várias partes do Brasil. A empresa de Ivoti encaminha periodicamente o produto para São Paulo, Minas Gerais, Brasília, Santa Catarina, dentre outros estados. O número vendido por mês é confidencial, “podemos dizer que chega a mais de uma tonelada por mês” comenta Wilen. O Stroopwafel conquistou espaço na grande rede ZAFFARI BOURBON e ocupa a gôndola dos produtos coloniais em todos os supermercados. Para conhecer mais acesse a página no Facebook Stroopwafel Moinho.

Diego Leonhardt