Produtos de origem animal comercializados a partir do SIM em Ivoti

Beneficiadores de produtos de origem animal já podem comercializar suas produções dentro do município de Ivoti. Para isso, os interessados devem procurar o Departamento de Apoio a Agropecuária para conhecer os trâmites necessários para a adesão ao Serviço de Inspeção Municipal (SMI). A Lei 2439/2009 foi colocada em prática neste ano com a criação de um Grupo Consultivo para o Serviço, pela portaria 180/2014.

A técnica de Desenvolvimento Rural da Prefeitura de Ivoti, Silvane Finger, alerta para que os que se encaixam no serviço e desejam ocupar o comércio dentro do município, para que façam a regularização de seus produtos, conforme a Lei. “Alertamos as indústrias cujos produtos são de origem animal para que regularizem suas atividades junto ao Departamento”.

O projeto de lei engloba alimentos como: embutidos, leite, ovos e derivados. O SMI é composto por Médicos Veterinários – sendo um coordenador – e auxiliares com capacitação técnica. A fiscalização do Departamento se dá nos estabelecimentos industriais e nas propriedades rurais, que devem ter instalações adequadas para o abate. As produções só podem funcionar mediante registro e regulamento.