Alunos criam cooperativa escolar em Ivoti

Alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Aroni Aloísio Mossmann criam a segunda Cooperativa Escolar de Ivoti, a primeira a ser implantada foi a Cooperativa das Escolas do Campo (COECAMPO). Depois de muito estudo, dedicação e esforço, os estudantes implantaram a Cooperativa Escolar dos Alunos da Escola Aroni Aloísio Mossmann (UNEAR). E tudo ocorreu como manda o protocolo. Uma assembleia para a constituição oficial,foi conduzida pelos próprios alunos na terça-feira, dia 08 de julho.

A ideia principal é usar a nova instituição para aprendizado e seu ponto fundamental é o trabalho em equipe para atingir um objetivo em comum. A turma deve desenvolver produtos artesanais, como: biscuit, caixinhas de chás e Patchwork. As técnicas para elaboração dos produtos devem ser repassadas de aluno para aluno.

A cooperativa escolar é formada e administrada somente por alunos, os professores e a direção dão suporte e supervisionam tudo o que acontece. O próprio estatuto da cooperativa foi elaborado pelos estudantes. Na assembleia de constituição foi feita uma chapa com os interessados em assumirem os cargos da diretoria e conselhos, a mesma foi votada por todos os alunos que já se associaram á instituição recém-criada.

Conforme a professora que orientou os trabalhos, Vanessa Dhein, a chapa administrativa foi formada pelos estudantes. “Fizemos uma comissão de alunos para elaborar todo o estatuto que é composto de regras a serem seguidas dentro da cooperativa. Com isso, eles já foram estudando algumas coisas sobre cooperativismo e esses alunos com a ajuda dos professores escolheram outros colegas para integrarem a chapa” explica.

Segundo a Secretária da Educação, Cultura e Desporto, Marlene Zilles, a criação da cooperativa pelos alunos mostra o bom momento da educação de Ivoti. “É o começo de um trabalho, onde poderemos acompanhar os resultados por muitos anos na vida destes jovens e o que trará de benefícios para nossa cidade. Estamos muito orgulhosos de nossos alunos e professores, neste momento são eles as autoridades a serem nomeadas e homenageadas. O Presidente João Vítor Klein merece nosso reconhecimento e admiração” comenta.

Assessoria de Imprensa 

 

Compartilhar :

Vejas Outras Notícias