Feira da Colônia Japonesa será no próximo domingo

Realizada sempre no último domingo de cada mês, a Feira da Colônia Japonesa é tradicional em Ivoti e na região do Vale do Sinos. O evento é organizado pela Cooperativa de Produtores e Agroindústrias de Ivoti (Proagrii) e pela Associação Cultural e Esportiva Nipo-brasileira de Ivoti (ACENB), com apoio da Prefeitura Municipal de Ivoti. Produtos típicos japoneses, como o sushi, harumaki, guiozá, doces, artesanatos, flores e frutas, estarão à disposição dos visitantes.

A Cooperativa de Produtores e Agroindústrias de Ivoti (Proagrii) também expõe seus produtos coloniais como pães, cucas, roscas, queijos e verduras. Esta é a principal característica da Feira: reunir produtos da cultura alemã e japonesa no mesmo local. O evento, que inicia às 9h e se estende até às 18h, e tem entrada franca.

Quem for até a Feira também pode prestigiar outra atração, o Memorial da Colônia Japonesa (foto). Com entrada franca os visitantes podem ver louças, vestimentas, documentos e ferramentas. Verdadeiras relíquias da imigração japonesa no Rio Grande do Sul. Todo o acervo foi doado pelas 46 famílias de origem japonesa que vivem em Ivoti. Algumas preciosidades, como as malas usadas na travessia que durava pelo menos 40 dias de navio, estão presentes.