Ivoti é destaque no Idese

Divulgado na última semana pela fundação de Economia e Estatística (FEE), o Índice de Desenvolvimento Econômico (Idese) trouxe bons resultados para Ivoti. No ranking geral entre as cem melhores estão Ivoti, Dois Irmãos, Harmonia, Tupandi, Nova Petrópolis, Salvador do Sul, São Vendelino, São José do Sul, Gramado e Linha Nova. O destaque da região da serra é Ivoti, que subiu quatro posições com relação ao índice anterior e chegou a 10a colocação no Rio Grande do Sul. Além disso o Município se manteve na liderança no quesito Educação.

São avaliados índices de Educação, Saúde e Renda. O resultado, apresentado a partir da união deles, é o que forma o Idese. Esse indicador é muito próximo do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), embora avalie itens a mais e também tenha uma periodicidade anual. Os critérios avaliados no Idese traduzem o quanto cada cidade está desenvolvida, em uma escala de zero a um.

O Idese teve a metodologia reformulada no início deste ano, sendo composto por 12 indicadores, divididos em três blocos: Educação, Renda e Saúde, nos quais são abordados aspectos quantitativos e qualitativos do processo de desenvolvimento.

Entre as tabelas destaques divulgadas, a cidade aparece com o 4o melhor resultado entre as cidades de 20 mil e 100 mil habitantes, e é a primeira colocada no quesito Educação. Portanto, aparece na frente de todos os outros municípios gaúchos.

O Prefeito Arnaldo Kney comemora a posição alcançada na avaliação “Nos últimos meses temos sido surpreendidos com bons resultados em vários indicadores. Isso é decorrente dos investimentos e ações do poder público e também de uma comunidade empreendedora, exigente e participativa”, afirma o chefe do Executivo de Ivoti.

Com uma população de aproximadamente 22 mil habitantes, o município tem atualmente 12 escolas municipais e de educação infantil. Para a Secretária Municipal de Educação e Cultura, Marlene Zilles, os índices alcançados são decorrentes de um trabalho sério e qualificado desenvolvido pelos colaboradores das diferentes áreas, pelo apoio da comunidade e seu alto nível de exigência.