Nota de Falecimento

É com grande pesar que comunicamos o falecimento do tradicionalista e professor de danças gauchescas Emílio Silvano do Amaral (foto), ocorrido na madrugada desta quinta-feira (16/04) em Ivoti.

Emílio Silvano do Amaral nasceu em 19 de maio de 1929, no município de Taquara, Rio Grande do Sul. Aos três anos, sua família mudou-se para a cidade de Rolante. Aos 18 anos transferiu-se para Novo Hamburgo, onde trabalhou por 33 anos em uma fábrica de calçados.

Com 30 anos começou a se dedicar ao Movimento Tradicionalista Gaúcho. Aprendeu a tocar acordeona e foi o primeiro gaiteiro do CTG Pangaré, de Novo Hamburgo. Mais tarde, tornou-se gaiteiro e instrutor de danças tradicionais do CTG Tapera Velha, de São Leopoldo. Foi o primeiro gaiteiro das invernadas do CTG Campo Verde, de Campo Bom, quando este ainda estava sediado no galpão da igreja.

De 1964 a 1970, ministrou aulas de danças gaúchas e palestras sobre tradicionalismo. Em 1970, foi um dos fundadores do CTG Gaudérios da Saudade, de Estância Velha, quando as reuniões eram realizadas na garagem de sua casa. Neste CTG, foi gaiteiro, instrutor e patrão, permanecendo na entidade até 1986. Na sequência, voltou a morar em Taquara, onde permaneceu por pouco tempo.

Em seguida, passou a residir em Rolante, onde fundou o CTG Passo dos Tropeiros. Após a cidade de Rolante, veio para Ivoti, trazendo o projeto de Cultura Gaúcha para as escolas. Com apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, o projeto permaneceu em atividade por 11 anos. Nesse período, também ministrou aulas de danças gaúchas para grupos particulares e contribuiu para a fundação do CTG Capivarense, em Lindolfo Collor, e do CTG Aroni Mossmann, em Presidente Lucena.

Emílio Silvano do Amaral deixa a esposa Eva Terme, com quem teve 3 filhas: Maria Silvano do Amaral, Terezinha Silvano do Amaral e Florisbela Silvano do Amaral. Nota de FalecimentoPor sua intensa e constante contribuição ao Movimento Tradicionalista Gaúcho, ao longo de mais de meio século, em diversas cidades dos Vales do Sinos e do Paranhana, e particularmente em Ivoti.

Emílio Silvano do Amaral foi homenageado da Semana Farroupilha 2013, em nosso município. O corpo está sendo velado na Casa Mortuária, e será enterrado às 16h no Cemitério Municipal.