VI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente será na próxima sexta

Na próxima sexta-feira (24/04), acontecerá a VI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, com o tema central “Política e plano decenal dos direitos humanos de crianças e adolescentes – Fortalecendo os conselhos dos direitos da criança e adolescente”. O encontro deverá reunir cerca de 200 crianças e adolescentes de Ivoti, e será mediado pelo Articulador Regional do Projeto Protagonismo de Crianças e Adolescentes do RS, Alexandre München.

A conferência está divida em 05 eixos: Promoção dos direitos de crianças e adolescentes, proteção e defesa dos direitos, protagonismo e participação de crianças e adolescentes, controle da efetivação dos direitos e gestão da política nacional dos direitos humanos de crianças e adolescentes.

Segundo a Secretária Municipal de Educação e Cultura, Marlene Zilles, os alunos de Ivoti "realizaram um trabalho maravilhoso nas escolas, onde todos os eixos desta Conferência já foram previamente discutidos em pequenas pré-conferências organizadas por um grupo de alunos que participou de um Encontro Regional preparatório em São Leopoldo. Eles já são protagonistas quando nos dizem o que os faz mais felizes em nosso município. Que levem as sugestões de Ivoti para o Estado e para o País, comenta".

No dia da conferência serão selecionados pelo menos 09 delegados, entre crianças, adolescentes e adultos. Entre os dias 12 e 14, esses delegados estarão representando Ivoti na Conferência Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente, que será em Porto Alegre.

Para a Presidente do Conselho municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, Marisa Holler, “esse é um espaço soberano de participação, para que crianças e adolescentes possam discutir a realidade em que se encontram mas, também, trazer sugestões para modificar a mesma. Queremos ouvi-los e por isso escolhemos o slogam: Sou protagonista! Tenho voz!, avalia."

A organização das Conferências Municipais é do conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente em parceria da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Ivoti.