Bugio é resgatado e socorrido em Ivoti

No último sábado (25/04), a Secretaria Municipal de Saneamento e Meio Ambiente foi acionada por moradores da 48 Alta para socorrer um bugio que se machucou ao se encostar na rede elétrica.O animal ficou sob cuidados dos moradores até a chegada da equipe da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, que recolheu o animal, efetuou uma avaliação veterinária preliminar e acionou a Patrulha ambiental de Sapucaia de Sul.

O bugio sofreu queimaduras e teve de ser levado para o hospital veterinário da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, onde foi medicado e ficará em observação até semana que vem. Após esse período, o animal será devolvido para a natureza.

A Secretaria de Saneamento e Meio Ambiente alerta que os bugios não podem ser domesticados nem criados em cativeiro, pois possuem um temperamento instável e, como qualquer animal silvestre, pode transmitir doenças. Além de ser prejudicial para o próprio animal, que deve ter seus hábitos selvagens preservados.

Segundo a Secretária Municipal de Saneamento e Meio Ambiente, Tatiane Gutheil, são comuns acidentes na rede elétrica envolvendo animais silvestres, devido à proximidade dessas aos seus habitats.