VI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente reuniu cerca de 200 pessoas

Na tarde da última sexta-feira (23/04), cerca de 200 pessoas participaram da VI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento aconteceu no Instituto de Educação Ivoti e teve a mediação do Articulador Regional do Projeto Protagonismo de Crianças e Adolescentes do RS, Alexandre München.

O evento contou com a presença do Prefeito Municipal, Arnaldo Kney, da Vice-Prefeita, Marli Heinle Gehm, e da Secretária Municipal de Educação e Cultura, Marlene Zilles. Com o tema central “Política e plano decenal dos direitos humanos de crianças e adolescentes – Fortalecendo os conselhos dos direitos da criança e adolescente”, a conferência foi dividida em 5 eixos: Promoção dos direitos de crianças e adolescentes, proteção e defesa dos direitos, protagonismo e participação de crianças e adolescentes, controle da efetivação dos direitos e gestão da política nacional dos direitos humanos de crianças e adolescentes.

Segundo a Secretária Municipal de Educação e Cultura, Marlene Zilles, a preocupação agora é manter este espaço. “Foram momentos e falas extremamente ricas, talvez possamos pensar em criar no Município um fórum permanente de discussão com os adolescentes.”

Para a Presidente do Conselho municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, Marisa Holler, houve realmente um envolvimento de todos os participantes. “O grande objetivo era fazer os jovens falarem de sua realidade e também trazer sugestões para implementar em nosso município”, comenta.

Foram eleitos 9 delegados, entre crianças, adolescentes e adultos, que irão representar o Município, na Conferência Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente, que será entre os dias 12 e 14, em Porto Alegre.

Para o estudante de 14 anos, da EMEF Aroni Mossmann, João Klein, a conferência o incentivou a aprender todos os seus direitos e deveres como adolescente. “Agora que eu já aprendi sobre esse estatuto, eu já sei o que é certo e o que é errado segundo a lei federal.”

A organização das Conferências Municipais é do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, em parceria da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Ivoti.