Projeto AES Sul na Comunidade envolve mil e duzentos alunos em Ivoti

Nos dias 27 e 28 de abril, os alunos das escolas municipais de Ivoti participaram do 2º Ciclo do Projeto AES Sul na Comunidade – Educar para Transformar - Programa de Eficiência Energética da AES Sul. As atividades foram realizadas na EMEF Ildo Meneghetti e envolveram mais de mil e duzentos alunos.

Estiveram presentes o Prefeito Municipal de Ivoti, Arnaldo Kney, a Vice-Prefeita, Marli Heinle Gehm, e a Secretária Municipal de Educação e Cultura, Marlene Zilles.

As atividades aconteceram no ginásio da escola, onde foram montadas as estruturas físicas para realizar as ações. Os alunos foram recepcionados e credenciados no espaço “Boas Vindas” onde receberam as primeiras orientações sobre as brincadeiras.

Depois, no espaço central, o “Fantabulástico”, os estudantes viram esquetes teatrais que ilustraram o nascimento de uma consciência que aos poucos vai se tornando sustentável. A história fala de uma menina - Gaia - que antes mesmo de nascer já é curiosa para saber das coisas do mundo.

Nas idas e vindas entre os Arredores e o Fantabulástico, os alunos e os professores aprenderam, brincando, nos “Territórios” e na “Usina de Ideias”. As brincadeiras educativas foram baseadas nos temas transversais do projeto - água, resíduos, energia e mobilidade urbana. Já na Usina de Ideias, o que antes era descartado ganhou uma nova vida nas mãos dos estudantes. As crianças utilizaram materiais recicláveis, brincaram com arte e fizeram com que as sucatas fossem reaproveitadas.

Para a Secretária Municipal de Educação e Cultura de Ivoti, Marlene Zilles, “estes dois dias de atividades ficarão na memória dos nossos alunos e o aprendizado fará parte das suas vidas para sempre.”