Prefeitura de Ivoti entrega nova sede do Centro de Atenção Psicossocial

O Centro de Atenção Psicossocial de Ivoti (CAPS) conta agora com novo endereço. A estrutura entregue na manhã de quarta-feira (19/8) fica na Rua Caldas Júnior, 214, e reflete a preocupação da atual Administração em promover melhorias no atendimento ao portador de sofrimento psíquico, assim como a toda a sua família. Anteriormente, a Instituição funcionava junto ao Cras. Com esse novo espaço será possíveldesenvolver mais oficinas e grupos, qualificando assim o serviço prestado à comunidade.

Estiveram presentes no ato, o Prefeito Municipal de Ivoti, Arnaldo Kney, a Vice-Prefeita, Marli Heinle Gehm, Secretários Municipais e demais autoridades.

Funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, o serviço conta com o atendimento multiprofissional de uma equipe formada por 04 psicólogos, 01 enfermeira, 01 farmacêutica, 01 psiquiatra, 01 médico clínico, 01 secretária e estagiários de psicologia.

Além do tratamento aos pacientes, a equipe trabalha acompanhando também familiares de atendidos e está à disposição de toda a comunidade.

O CAPS tem o objetivo de oferecer atendimento de qualidade, garantindo eficácia e humanização às pessoas portadoras de transtornos mentais graves e persistentes, às pessoas com sofrimento psíquico de modo geral, sem excluir aqueles decorrentes do uso de crack, álcool ou outras drogas, assim como aos seus familiares. Atualmente, são realizados de 800 a 1000 atendimentos por mês.

Além dos atendimentos individuais, o CAPS vem buscando desenvolver grupos terapêuticos para ajudar familiares e pessoas em situações de stress, luto, problemas familiares, dentre outros. São oferecidos grupos de Dependências Químicas, de Crianças, de Pais, de Medicação, de Arteterapia e de Musicoterapia.

Também são realizadas oficinas especializadas, que tem por objetivo oferecer um espaço onde o usuário possa se perceber em diferentes contextos e resgatar suas habilidades e autonomias. Entre elas, destaca-se as oficinas de expressão (artesanato), de Arteterapia e de Musicoterapia.