Miki Breier realiza palestra em Ivoti

Na tarde da última terça-feira (18/08), na Câmara de Dirigentes Lojistas de Ivoti, o Deputado Estadual e Secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Social (STDS), Miki Breier, realizou uma palestra sobre as ações do Estado nas áreas de assistência social, segurança alimentar e geração de emprego e renda.

Estiveram presentes no evento o Prefeito Municipal de Ivoti, Arnaldo Kney, a Vice-Prefeita, Marli Heinle Gehm, a Prefeita de PresidenteLucena, Rejani Stoffel, e todo o secretariado da Prefeitura de Ivoti.

Na ocasião, o titular da STDS apresentou os serviços oferecidos pelo Departamento de Assistência Social (DAS), Departamento do Trabalho (Detrab) e de Segurança Alimentar Nutricional Sustentável (Desans) e também pela Fundação Gaúcha do Trabalho e de Ação Social (FGTAS) e Fundação de Proteção Especial (FPE), vinculadas à pasta. O secretário ressaltou, ainda, a realização das conferências estaduais de Segurança Alimentar e de Assistência Social, em setembro e novembro, respectivamente.

Entre os serviços prestados pelo DAS destacou os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, o Cadastro Único para os Programas Sociais e o Programa Nacional de Capacitação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Outra ação coordenada pela STDS e destacada pelo secretário é a Rede Parceria Social, a qual viabiliza através da Lei da Solidariedade que empresas destinem parte do ICMS a projetos sociais. Ao logo de cinco edições a Rede já atendeu projetos em 134 cidades e mobilizou 55 empresas apoiadoras.

Na área de segurança alimentar enfatizou projetos das hortas comunitárias e dos restaurantes populares. Miki também apresentou o Acordo de Resultados, firmado entre as Secretarias de Estado, com os projetos prioritários e indicadores. Entre eles, as 489 conferências municipais de Assistência Social e a XI Conferência Estadual; as 30 conferências municipais de Segurança Alimentar e a VII Conferência Estadual; a implantação de mais 24 CREAS; implantação do Programa Casa de Solidariedade, da reativação e implantação de três restaurantes populares e, ainda, a capacitação de 1900 gestores municipais com o CapacitaSUAS.