Ivoti possui status de “não infestado”​ pelo ​Aedes aegypti

Não é fácil distinguir o Aedes aegypti do Aedes albopictus a olho nu... a transmissão da Dengue, febre Chicungunha e Zica Vírus está relacionada ao Aedes aegypti nas cidades. 
 
A Administração Municipal vêm trabalhando sistematicamente para manter seu status​ de Município “não infestado”​ pelo Aedes aegypti​, segundo classificação Estadual​​.​ A  Vigilância em Saúde ​de Ivoti realiza o monitoramento através de 52 armadilhas espalhadas em todos os bairros do município e em 21 Pontos Estratégicos (locais que podem oferecer mais risco de proliferação de mosquitos como floriculturas, lojas de materiais de construção, cemitérios, UBS, borracharias etc...). Também é feito regularmente o atendimento a denúncias e pedidos de providências da população referente a criadouros de mosquitos. Todas as amostras de larvas coletadas no município são identificadas logo após a coleta. Assim, se ocorresse uma identificação positiva para o Aedes aegypti, haveria tempo suficiente para o bloqueio de infestação do mosquito.
 
Periodicamente, são realizadas ações educativas nas escolas e com a comunidade, além de distribuição de material de informações básicas de prevenção em estabelecimentos comercias. No mês de dezembro ocorreu a formação dos agentes de saúde comunitários, nas unidades básicas de saúde, para atuar na prevenção e na  detecção de focos.

Compartilhar :

Vejas Outras Notícias