Ivoti é a primeira colocada no Vale do Sinos em pesquisa que avalia as melhores cidades brasileiras em Educação

Segundo dados do Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB), elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), Ivoti está na 310ª posição nacional e em 16º lugar no Estado. O Brasil possui hoje 5.570 municípios, e o Rio Grande do Sul, 497 cidades, segundo dados do IBGE.

O Índice de Oportunidades da Educação Brasileira é um índice único para cada local (município, estado ou Distrito Federal), que engloba toda a educação básica- da educação infantil ao ensino médio, de todas as redes existentes no local-, bem como todos os moradores locais em idade escolar, e não apenas os que estão efetivamente na escola. Ele leva em conta a qualidade da formação dos professores, a média de hora aula por dia, a experiência dos diretores no cargo e o atendimento na rede de educação infantil. A nota geral do Brasil é de apenas 4,5 pontos em uma escala de 0 a 10. Ivoti aparece com 5,2 pontos.

O primeiro colocado na pequisa é o Município de Sobral (CE) (6,1 pontos). Dentre os 500 melhores apontados na pequisa, 24 estão no Rio Grande do Sul. Desse total, Ivoti ocupa a 16ª posição Estadual e é primeira colocada no Vale do Sinos. Em primeiro lugar, está Centenário (5,9 pontos), seguida pelo Município de Picada Café (5,7 pontos), na serra gaúcha.

Segundo a Secretária Municipal de Educação e Cultura, Marlene Zilles, esse é o resultado de um trabalho conjunto de equipes gestoras qualificadas, educadores comprometidos e em constante formação , alunos e famílias engajadas na busca de uma educação que oportunize o pensar e a formação de protagonistas que façam a diferença. "Uma Administração Municipal que coloca a educação como prioridade e que investe muito acima do previsto em lei, é uma administração comprometida em cuidar de suas crianças e adolescentes", avalia