Campanha de vacinação contra a gripe inicia dia 25 de abril em Ivoti

A Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social se prepara para mais uma Campanha de vacinação contra a gripe (influenza). A mobilização deste ano iniciará no dia 25 de abril e se estenderá até 20 de maio, em todas as Unidades Básicas de Saúde que contam com sala de vacina, são elas: UBS Central, das 8h às 18h, UBS Jardim Buhler, das 8h às 12h – 13h às 17h, UBS Jardim Panorâmico, das 8h às12h e UBS BomPastor, das 8h às 12h.

Poderão fazer a vacina gratuitamente os grupos prioritários: pessoas com mais de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da área de saúde, povos indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e pacientes em condições clínicas especiais, mediante prescrição médica de vacinação contra a influenza.
No dia 30/04 será o Dia Nacional de vacinação contra a Influenza. Na ocasião, as Unidades Básicas de Saúde:Jardim Panorâmico e Bom Pastor estarão atendendo das 8h às 12h e as Unidades Básicas de Saúde Central e Jacob Schneider estarão atendendo das 8h às 17h, sem fechar ao meio dia.
Pessoas com problemas de saúde (acamados) que estão impossibilitados de receber a vacina nas Unidades de Saúde podem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, para solicitar vacinação no domicilio, através do telefone (51) 3563.6855- setor de imunizações. Essa vacinação será realizada nos domicílios por uma equipe de saúde no dia 30/04.
A gripe é responsável pela morte de milhares de pessoas, todos os anos, em razão da baixa imunidade, e/ou em decorrência do surgimento de outras doenças, como pneumonias. Além disso, surtos epidêmicos e endêmicos provocados por novas linhagens do vírus também são capazes de causar um número significativo de mortes. Por esse motivo, é importante a vacinação.