Os direitos das mulheres frente as diversas violências será tema de palestra

Na próxima quarta-feira (22/06), o Projeto de Extensão “Laços de Vida: Mulheres em situação de vulnerabilidade”, promoverá uma palestra sobre “Os direitos das mulheres frente as diversas violências”. O evento será realizado no auditório da Escola Estatual Prof. Mathias Schütz (Rua do Moinho, 355 – Bairro Farroupilha), às 14h.

A palestra será ministrada pela advogada e docente da Universidade Feevale, Profª Me. Lisiana Carraro.

A atividade é uma realização do Projeto de Extensão “Laços de Vida: Mulheres em situação de vulnerabilidade”, coordenado pela Profª me. Ronalisa Torman, em parceria com o Projeto de Extensão “Núcleo de Apoio aos Direitos da Mulher” (NADIM), ambos da Universidade Feevale e conta com o apoio da Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social.

Os direitos das mulheres frente as diversas violências

Dentre outros inúmeros problemas envolvendo o tema Segurança Pública, notou-se que houve aumento de casos de violência doméstica contra mulheres, que mesmo obtendo suas garantias tuteladas e previstas em lei, ainda se encontram em posição de vulnerabilidade e hipossuficiência. Diante disso, as políticas públicas nesse campo vêm enfrentado grandes desafios no intuito de prever meios para combater a violência sofrida por muitas mulheres no Brasil inteiro.

A Lei nº 11.340/2006, mais conhecida como Lei Maria da Penha, representa um grande progresso nessa luta em favor das vítimas de violência doméstica. Ela possibilitar a proteção e o acolhimento emergencial à vítima, isolando-a do agressor, ao mesmo tempo em que criou mecanismos para garantir a assistência social da ofendida.

Paralelamente a Lei Maria da Penha, outros direitos das mulheres vêm ganhando destaque na sociedade, como por exemplo o direito de exercer o poder familiar pleiteando alimentos na representação dos filhos quando ocorre o divórcio do casal, os direitos trabalhistas direcionados especificamente as mulheres, bem como as cotas eleitorais nos partidos políticos, chapas e representatividades nas casas legislativas.