Moradores da Colônia Japonesa recebem atendimento médico de profissional do Japão

Nos dias 27 e 28 de julho, os moradores da Colônia Japonesa de Ivoti receberam o Dr. Emílio Hideyuki Moriguchi, além de alunos de enfermagem e medicina do Japão. Todo o ano a equipe visita Ivoti para dar continuidade a pesquisa Longitudinal da História Natural e Biológica dos Imigrantes Japonese, desenvolvida há 46 anos.

O objetivo da pesquisa é demonstrar a importância de preservar bons hábitos alimentares. Para isso, foram realizados exames de laboratório, verificação de peso, altura e pressão arterial. Também foram realizados exames de eletrocardiograma em repouso e com esforço.

Emílio Hideyuki Moriguchi é Geriatra no Hospital de Clínicas em Porto Alegre, professor de medicina na UFRGS e no Instituto de Geriatria e Gerontologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e professor-visitante da Faculdade de Medicina da Universidade de Yokohama, no Japão. Além disso, Emílio é filho do Dr. Yukio Moriguchi, pioneiro da pesquisa.

O Prefeito Municipal, Arnaldo Kney e a Secretária Municipal de Saúde e Assistência Social, Elisabete Hironaka acompanharam os atendimentos.