Ajude a contar a história do Salão Holler

Um importante patrimônio histórico de Ivoti será tema de documentário. Para isso, os alunos das oficinas da Pétala de Cinema, que produzirão o vídeo, estão buscando relatos e/ou materiais que contem um pouco da história do Salão Holler. Quem tiver algum objeto ou quiser contar uma história sobre a edificação pode entrar em contato pelo telefone 51 3563.1488 (PLUG). A primeira gravação acontecerá na próxima quarta-feira (21/08).

Saiba mais:
Originalmente destinada a residência e salão de baile, a edificação possui dois pavimentos e sótão. O térreo, parcialmente subterrâneo, apresenta paredes externas de alvenaria de pedra grês. O piso superior possui estrutura de enxaimel, com peças de madeira estruturais aparentes e fechamento em alvenaria. Os entrepisos e a estrutura do telhado também são de madeira. As janelas tem vidraças de guilhotina e tampos internos de quatro folhas.

Quando deixou de funcionar como salão de baile, a edificação foi transformada em fábrica de tamancos e selas, e depois em casa de cômodos. De acordo com a portaria de tombamento, foi tombada a edificação original do Salão Holler, incluindo a estrutura enxaimel original, a modenatura das fachadas e vãos, as esquadrias originais, a cobertura e estrutura de todos os elementos originais que caracterizam, qualificam e permitem a leitura arquitetônica da técnica construtiva.
Fonte: Patrimônio Cultural e Histórico: uma rede viva

Compartilhar :

Vejas Outras Notícias