Seminário aborda os direitos da pessoa com deficiência em Ivoti

Direitos da pessoa com deficiência foi tema de seminário, que aconteceu na última quarta-feira (24/08), na Sala de Conferências do Instituto de Educação Ivoti (IEI). A programação iniciou com uma bela apresentação de canto e dança da aluna Suelen Rambo da Emef Jardim Panorâmico. O evento contou com palestras e com apresentação teatral dos alunos da APAE do Município.

Estiveram presentes a Secretária Municipal de Educação e Cultura, Marlene Zilles, a Coordenadora do Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI), Marisa Holler Tietze, Coordenadoras Pedagógicas da Rede Municipal de Ivoti, a Diretora da APAE, Marliese Godoflite, a Vice-Presidente da APAE, Lorenice Schnorr, profissionais da APAE, representantes de empresas, Senai de NH e comunidade em geral.

A tarde iniciou com uma conversa sobre o Estatuto da Pessoa com Deficiência, com o Assessor e Mentor do Senador Paulo Paim, Santos Fagundes. Em seguida, o Escritor Jorge Amaro, falou sobre seu livro “Sustentabilidade e Acessibilidade”, que aborda esses conceitos como paradigmas para serem incorporados nos mais variados espaços sociais, trazendo a sua vivência de quilombola.

“Novo Conceito de Pessoa com Deficiência: superando a visão da incapacidade” foi o assunto abordado pela Auditora Fiscal do Trabalho, do Ministério do Trabalho e Emprego- SRTE/RS, Ana Maria Machado Costa. E, para encerrar aconteceu um bate-papo entre os palestrantes e os presentes.

O evento foi uma realização do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Ivoti.