GERAL | Central de Documentos regulariza atendimento gradualmente

A partir de fevereiro, será retomada emissão da Carteira de Identidade e do Cartão de Estacionamento

Ivoti – A Central de Documentos voltará a emitir a Carteira de Identidade e o Cartão de Estacionamento para Idoso e Portador de Deficiência durante o mês de fevereiro. A demora na retomada ocorre em função de treinamento, liberação de senha de acesso, renovação de convênio e obtenção de número de registro.

A Carteira do Trabalho, no entanto, deverá ser emitida somente em março, segundo estima a funcionária Elenir Haffmeister. “O Ministério do Trabalho aguarda a formação de turma para realizar um treinamento coletivo que vai tratar do sistema on-line”, explica.

Durante o mês de janeiro, está sendo possível emitir somente o Cartão SUS. “Tivemos mais de 50 pessoas à procura pela emissão da Carteira de Identidade. A maior parte são pais que desejam aproveitar para fazer o documento antes do início das aulas”, conta. Já o Alistamento Militar deve ser feito pelos jovens nascidos em 1999 até 30 de junho através do site www.alistamento.eb.mil.br.

A central atende no subsolo da Prefeitura, na Avenida Presidente Lucena, 3527, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 12h30 às 17h. Mais informações pelo telefone 3563-8800.

SAIBA MAIS

Para a emissão da Carteira de Trabalho, o treinamento é realizado para orientar sobre o Sistema Online, que realiza a verificação com a base de dados da Receita Federal e dos Correios. A Central possui a Mesa de Coleta de Assinatura Digital, constituída pelo leitor biométrico para digitais, prancha para coleta de assinaturas e câmera fotográfica.

Documentos para emissão da Carteira de Identidade:

1ª via: serviço gratuito, sendo necessária apresentar Certidão de Nascimento ou Casamento (original e cópia), uma foto 3x4 recente e com fundo branco, CPF, Carteira de Trabalho e comprovante de endereço de Ivoti.

2ª via: taxa de R$ 60,05, sendo necessária apresentar os documentos acima, e, em caso de roubo ou perda, trazer o Boletim de Ocorrência