CULTURA | Ivoti sedia Seminário de Verão de Professores de Língua Japonesa

Ivoti - Neste domingo, dia 29, a Associação Nipo-Brasileira de Ivoti está sediando o Seminário de Verão de Professores de Língua Japonesa, ministrado pela professora da Japan Foundation, Cristina Maki Endo, da Assessoria Cultural do Consulado Geral do Japão em São Paulo. Na abertura do evento, a prefeita Maria de Lourdes Bauermann falou ao participantes. "Como prefeita, há 4 anos, trabalhamos fortemente na valorização desta comunidade, construindo o Memorial, incentivando ações neste espaço e integrando com a cidade em geral. Esse seminário é uma demonstração da importância em fortalecer os vínculos com nossas raízes", falou Maria, ao lado da moradora ivotiense e coordenadora do encontro, Iaioi Rosane Pueda Tao.

Reunindo profissionais da região, a ação é custeada pela Associação Nipo-Brasileira Sul. O presidente da entidade, Milton Hiwatashi, falou do interesse da terceira e quarta geração dos imigrantes japoneses em aprender o idioma formal, para poder viajar e buscar especializações no Japão.

A presidente da entidade local, Tazuko Arima, destacou a presença dos profissionais, interessados em se qualificar na formação do idioma. "A língua é um tesouro e o professor transmite esse tesouro", falou, lembrando da importância de aprender a ler e a escrever, além de conversar em japonês.

No mesmo espaço, são realizadas aulas semanais para a comunidade local, formada por jovens e adultos interessados em se apropriar do idioma.

Além da prefeita, participaram da atividade o assessor nas áreas da Cultura e Turismo, Emerson Martinez Fortes, a diretora de Cultura, Raiama Trenkel e a diretora de Turismo, Madalena Petry.