SAÚDE | Rotina do morador vai melhorar a partir desta quarta-feira: autorização de exames na própria unidade de saúde

:D

Ivoti – Trata-se de uma medida simples, mas que vai evitar deslocamento, dinamizar o tempo e dar ainda mais acesso à prevenção e tratamento de saúde. A partir desta quarta-feira, dia 1º de fevereiro, os moradores de Ivoti poderão autorizar os exames laboratoriais nas 6 unidades básicas de Saúde. Hemograma, triglicerídios, TGO, TGP, EQU e dezenas de outros exames poderão ser autorizados no local da consulta. Antes, era preciso consultar o médico e ir até a Unidade Central para autorizar o exame, e só depois marcar o exame no laboratório, junto ao Hospital São José. A rotina vai mudar: o morador sairá do bairro até o Centro somente para fazer a coleta do exame.

A prefeita Maria de Lourdes Bauermann pediu ao secretário de Saúde e Assistência Social, Martin César Kalkmann para gerenciar melhor o processo junto às unidades, evitando a centralização dos serviços no Centro. Após 30 dias da nova gestão, e com a preparação das equipes, será possível concretizar essa melhoria. No futuro, a proposta é autorizar os exames de Raio-X.

Com R$ 9.378,00 destinados para o serviço por mês, a intenção é ampliar o valor ao longo do ano. Até lá, o montante será administrado pelas unidades do Cidade Nova, Jardim Panorâmico, Jacob Schneider, Concórdia, Bom Pastor e Centro, sendo que cada unidade terá uma cota conforme a sua demanda.Mensalmente, o usuário pode fazer até 5 exames laboratoriais.

 

Questão de gestão

A diminuição de filas, a descentralização dos serviços e o acesso facilitado aos serviços estarão sendo garantidas devido à mudança de gestão. “Queremos que as unidades façam um autogerenciamento de suas rotinas e, para tanto, estamos dando a preparação, suporte e autonomia necessária”, aponta o secretário Martin.

 

Compartilhar :

Vejas Outras Notícias