EDUCAÇÃO Hoje foi dia de caqui no lanche dos alunos de Ivoti

Ivoti – Uma das frutas da estação, o caqui, foi oferecido aos alunos da rede municipal de Ivoti nesta terça-feira, dia 21. Depois de separadas em bacias pelas merendeiras da Escola Aroni Aloísio Mossmann - IVOTI, Jacinta Bockorny, Ilaci Moraes e Ivete Camchen, a fruta é buscada na cozinha por dois ajudantes e colocada na mesa do professor, em cada sala de aula. Na turma do 4º ano, a professora Fernanda Von Mühlen ofereceu aos 22 alunos. “Nem todos gostam, mas acho importante oferecer porque eles têm oportunidade de formar um paladar variado”, afirma a professora. Também havia banana como opção.

Na turma, a maioria optou pela banana, mas alguns gostaram e repetiram o caqui de chocolate preto, como foi o caso de Matheus Vinícius Cavalini, de 9 anos, que não costuma comer a fruta em casa, somente na escola. Na turma da professora Vanderléia Klein, uma das alunas do Pré-B que saboreava a fruta foi Thaylla Firmino, de 5 anos.

Segundo a merendeira Jacinta, que trabalha há 15 anos na escola, a maioria prefere salada de fruta, mas a fruta inteira não consumida no dia é utilizada para fazer outros lanches nos dias posteriores. Na próxima sexta-feira, por exemplo, o caqui será servido com bebida láctea. Ao todo, foram entregues 40 quilos da fruta na escola.

Produzidas pelos agricultores locais, a fruta foi selecionada pela nutricionista da Secretaria de Educação, Carolina Lisboa Melo da Silva. “Mesmo que seja menor ou com imperfeições, priorizamos o que é daqui e com procedência conhecida”, explica. Também estão na lista o abacaxi, a bergamota e a melancia.

SAIBA MAIS
São feitas duas chamadas públicas por ano para aquisição junto à agricultura familiar variedades de hortifrutigranjeiros, panificação e feijão. A Proagrii é a cooperativa local que abastece as escolas. Nesta etapa, foram investidos R$ 74.702,00 para o Ensino Fundamental, que têm um lanche por turno, e R$ 100.020,70 para a Educação Infantil, para abastecer as 4 refeiçoes por dia.

 

Compartilhar :

Vejas Outras Notícias