SAÚDE Como está a sua pressão arterial?

Ivoti – Munidas de balança, estetoscópio e outros instrumentos, bem como, de materiais informativos, as profissionais da Saúde de Ivoti se instalaram em frente da Unidade Básica Central e junto ao passeio público da Avenida Presidente Lucena para abordar as pessoas que passavam pelo Centro na manhã desta quarta-feira, dia 26. Mais de 50 moradores fizeram parte da ação que marca o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial nesta quarta-feira, dia 26.

A intenção, segundo a enfermeira Cristiane Backes, foi chamar a atenção para o controle da pressão arterial e de outras doenças, como a Tuberculose e Diabetes Mellitus. Os moradores também puderam fazer o teste da glicose e a avaliação antopométrica (peso, altura e o cálculo do Índice de Massa Corporal).

Os profissionais também envolvidos foram Maite Henrich Moroni, Kamila Krauss, Queila Gomes de Oliveira, Ane Cristine Hagemeistel, Marina Braga, Kassandra Regina Rodhen e Lila Coelho, além de toda equipe da UBS Central.

SAIBA MAIS

A pressão alta é um mal silencioso. A ausência de sintomas atrapalha o diagnóstico e ele, muitas vezes, só é feito quando há complicações. A melhor maneira de descobrir se é hipertenso é aferindo a pressão com regularidade de, no mínimo, uma vez por ano. A hipertensão ocorre quando a pressão arterial está acima do limite considerado normal. Ou seja, quando a máxima está em 120 e a mínima em 80 milímetros de mercúrio, conhecido popularmente como 12 por 8. Cerca de 25% da população brasileira, chegando a mais de 50% na terceira idade e a 5% de crianças e adolescentes no Brasil sofrem com a doença.

Fonte: Governo Federal

 

Compartilhar :

Vejas Outras Notícias