EDUCAÇÃO Feijão é incluído na merenda escolar

Novo item foi avaliado nesta quinta-feira e teve ampla aprovação

Ivoti – Se feijão com arroz é a refeição preferida do brasileiro, não poderia ser diferente com os estudantes do Ensino Fundamental de Ivoti. Nesta quinta-feira, dia 27, foi dia de testar um novo item no cardápio da merenda junto às escolas municipais 25 de Julho, Escola Aroni Aloísio Mossmann - IVOTI e Escola Municipal de Ensino Fundamental Jardim Panorâmico: arroz com feijão e salada.

A turma do 1º ano da escola do Bairro Jardim Panorâmico conheceu a novidade quando a professora Nádia Kornelius serviu um a um. “Eles adoraram, assim como ocorreu com a turma da manhã”, contou, logo depois que as três bacias de comida – arroz, feijão e salada de alface – foram esvaziadas nesta tarde. A maioria repetiu. Noutro ponto da escola, próximo da cozinha, o aluno do 6º ano Gean Darlei Bombardelli, de 11 anos, terminava a sua refeição. “Muito bom”.

Segundo a nutricionista da Secretaria de Educação e Cultura, Carolina L. Melo da Silva, até então os alunos tinham lentilha. “Resolvemos experimentar, observando primeiro a logística, a preparação e o cozimento, para então observarmos a aceitabilidade. Orientamos a equipe pedagógica e entregamos uma ficha conforme a faixa etária para os alunos e, mediante a avaliação, a refeição é incluída na rotina alimentar”, explica Carolina.

Na EMEF Jardim Panorâmico, nesta semana, a equipe de merendeiras e serventes prepararam também leite achocolatado e biscoitos, bolo e chá, bergamota e banana e, nesta sexta-feira, o lanche terá bebida láctea e flocos de milho.
Tudo preparado pensando nos benefícios nutricionais e na aceitação da maioria.