COTIDIANO ESCOLAR A arte fazendo parte do cotidiano escolar na EMEI Jardim dos Sonhos

Ivoti - As crianças do Maternal 3A da EMEI Jardim dos Sonhos, atendidas pelas professoras Andrea Dillenburg, Jenifer Machado e a atendente Adriana Millarch, vêm desenvolvendo o projeto “Tenho medo mas dou um jeito”, propondo desafios que possibilitem aprendizagens diferenciadas. Entre as vivências, tiveram um momento de apreciação da arte: as profissionais apresentaram a obra “O grito”, de Edvard Munch. As crianças foram desafiadas a descrever o que observaram, e, conforme as professoras, surgiram diferentes interpretações, como “Ele estava com medo dos dois monstros que tem atrás dele”,“Ele estava gritando chamando alguém”. Após a apreciação, o grupo realizou a releitura da obra, pintando painel em conjunto.

Diariamente as crianças são protagonistas no processo de elaboração e reformulação dos momentos e propostas experienciadas, e nesta atividade, elas foram além, colocando-se como elemento principal deste painel, sendo fotografadas representando o “grito”. Na avaliação das profissionais, atividades assim vão além do uso de materiais gráficos, mas sensibilizam para a observação e a análise de imagens, refletindo sobre sensações e percepções que cada um tem sobre um mesmo objeto, respeitando as diferentes leituras feitas. Para Andrea, Jenifer e Adriana, a arte é indispensável em todas as etapas da vida.