COTIDIANO ESCOLAR “Eu consegui, profe!!”

 

A experiência dos alunos do Maternal da EMEI Jardim dos Sonhos em descascar bergamotas

Ivoti - A turma do Maternal 3B da EMEI Jardim dos Sonhos foi desafiada pela professora Ingrid Santiago a descascar bergamotas no momento do lanche. Com objetivo de explorar cores, texturas e cheiros dos alimentos, além de estimular as habilidades motoras, a experiência de descascar bergamotas foi oportunizada, uma vez que, pelo ritmo do dia a dia, as crianças são privadas de participar de diversas situações. A professora exemplifica entregar as frutas picadas pelos adultos, quando esta tarefa poderia ser realizada sozinha ou sob supervisão.

As propostas oportunizadas às crianças precisam estar de acordo com as condições da faixa etária delas, mas cabe ressaltar que não inferiorizar suas capacidades é imprescindível quando se objetiva avançar no desenvolvimento das potencialidades das crianças”, destaca a professora Ingrid Santiago.

Segundo Ingrid, as crianças exploraram e fizeram descobertas: “Profe, sai uma aguinha que vai no olho”. A professora observou que estavam experimentando pela primeira vez, alguns com mais esforço, exigindo concentração e no final, a alegria pelo êxito expressa em falas como “Eu consegui profe!!”. De acordo com a professora, a proposta vai ao encontro do conceito de experiência, explorado pelo especialista Paulo Fochi, que aborda a ludicidade, a continuidade e a significatividade. “Estes desafios fazem parte do cotidiano das crianças da turma”, completou Ingrid, que atende aos alunos com a professora Noeli Metz.

 

Compartilhar :

Vejas Outras Notícias