MEIO AMBIENTE Noite para conscientizar o cuidado com os animais e para convidar para a Cãominhada

Ivoti – A delegada Michele Mendes Arigony e a veterinária Daniela Saul Friedrich, falaram, na quinta-feira à noite, 8 de junho, sobre o Projeto Proteger, da Polícia Civil de Ivoti, que atua na proteção dos animais. Imagens de cachorros desnutridos, presos à correntes curtas e expostos ao calor de 40 graus no Verão, ou galos de rinha e pássaros presos à gaiolas sem licença serviram de exemplos de maus tratos registrados em Ivoti. O cachorro atingido por um facão na cabeça e um porquinho da índia colocado no micro-ondas, impressionaram e comoveram a região.

Criado desde janeiro deste ano, sendo único na região como uma ação voluntária protagonizada por 6 policiais, o projeto pretende mobilizar a comunidade para juntos, educar e mudar comportamentos. “Não é preciso amar os animais, mas respeitá-los”, explicou a delegada, que enumerou 52 denúncias registradas, sendo que 45 delas foram averiguadas, gerando, deste total, 3 procedimentos policiais instaurados. “Temos muito trabalho e procuramos dar conta da demanda, por isso, a participação dos moradores, nos dando informações precisas, ajuda no processo de averiguação”, frisou Michele.

Na presença de crianças, a delegada ressaltou a programação deste domingo, dia 11, às 9h, com a Cãominhada, organizada pelo Projeto Proteger, com concentração na Clinivet Centro Médico Veterinário, na avenida Presidente Lucena, entre as ruas Graça Aranha e Portugal. É necessário fazer a inscrição. Ambas atividades estão integradas à XIII Semana Municipal do Meio Ambiente de Ivoti.

A retirada de kits encerra nesta sexta-feira, dia 9, na Clinivet Centro Médico Veterinário, até às 19 horas. Mais informações pelo telefone 3563.4942 ou pela página no Facebook do projeto Proteger da Polícia Civil de Ivoti.

REGULAMENTO CÃOMINHADA:
Será aceito somente um cão por inscrição;
Somente será confirmada a inscrição com a retirada do kit;
Terá direito aos sorteios quem estiver devidamente inscrito e completar o percurso da caminhada;
Todos os cães deverão estar presos com guia/coleira/corrente/peiteira, ou seja, não serão aceitos cães soltos na cãominhada;
Os cães das raças Rottweiler, Fila, Dobermann, American Pit Bull Terrier, Dogo Argentino e Bull Terrier deverão estar devidamente de focinheira que permita a normal respiração e transpiração do cão (Lei 12.353 de 2005);
Idade mínima para a inscrição: 14 anos (se menor de 14 anos deverá estar acompanhado de um maior responsável).