SAÚDE 46 mil cápsulas de omeprazol: Secretaria de Saúde alerta para uso contínuo

Ivoti – O secretário de Saúde e Assistência Social, Martin César Kalkmann, verificou que 46 mil cápsulas de omeprazol foram dispensados na Farmácia Municipal de Ivoti ao longo do mês. E este número tem sido a média mensal. “Nossa intenção é procurar orientar as pessoas para verificar a real necessidade”, explica o secretário.

Segundo o clínico-geral Germano Ferretto, existem estudos que indicam que se o medicamento for associado com outros medicamentos, podem causar demência. “Algumas pessoas têm necessidade de uso contínuo, mas, por vezes, é importante verificar se haveria outras alternativas”, informou o profissional, que integra a equipe de profissionais da rede municipal de saúde de Ivoti.

Indicado para tratar esofagite de refluxo, gastrite, úlcera gástrica e úlcera duodenal, ele também funciona como um protetor gástrico para quem vai usar medicamentos que “machucam” o estômago. O correto é tomar o Omeprazol 15 minutos antes da refeição, porque ele vai servir como um protetor do estômago durante todo o dia, evitando que haja uma liberação excessiva de ácido clorídrico, assim que o alimento chegar ao estômago. “O medicamento é seguro, mas deve sempre ter o acompanhamento médico", explica o secretário. Mais informações pelo telefone 3563-6855.