TURISMO Picada Feijão é a homenageada da 30ª Kolonistenfest

Festividade foi marcada para os dias 22 e 23 de julho

Ivoti – “A cooperação e a integração das comunidades e, ao mesmo tempo, a valorização da atividade rural são nossos objetivos”, falou a prefeita Maria de Lourdes Bauermann, durante reunião com os representantes das localidades rurais de Ivoti, na noite de segunda-feira, 19, no Departamento de Cultura e Turismo para tratar da 30ª edição da Kolonistenfest. Os detalhes da programação marcada para os dias 22 e 23 de julho foram ajustados com os moradores e representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Emater. “Vamos retomar as atividades nas localidades, a fim de promover a integração e a valorização de cada grupo, iniciando pela Picada Feijão, e revezando anualmente entre as demais, Nova Vila, Colônia Japonesa, Feitoria Nova e Picada 48 Alta e Baixa”, informou Cíntia.

Os Jogos Rurais, o desfile na Avenida Presidente Lucena e uma mostra das riquezas locais também estão entre os destaques. Com a homenagem à localidade de Picada Feijão, foram escolhidos o casal Dalce Maria Petry e Cláudio José Petry para assumir como Kolonistenpaar, que será apresentado à comunidade no Baile da Terceira Idade no dia 3 de julho, na Sociedade Harmonia.

Trabalhando com atividades relacionadas ao empreendedorismo rural, as Escolas do Campo estarão organizando os Jogos Rurais do sábado, dia 22. “A ideia é passarmos uma manhã juntos, com brincadeiras e tarefas divertidas, gerando a integração, e não uma competição”, falou a coordenadora pedagógica das escolas Nelda Julieta Schneck, Olavo Bilac e Nicolau Fridolino Kunrath, Carine Dörr.

Desfile – Um dos itens no regulamento do desfile avaliado pelas comunidades é considerado de grande importância: todos os participantes devem se vestir normalmente, não sendo permitido o uso de roupas rasgadas ou remendadas que ridicularizem a atividade rural. O desfile reunirá as localidades, além das entidades e empresas, com a concentração no entorno da Sociedade Harmonia e Praça Neldo Holler/Burle Marx, a mensagem ecumênica às 9h30 e a saída às 10h, em direção à Prefeitura, na avenida. As inscrições serão abertas nos próximos dias, e as fichas deverão ser entregues até dia 14 de julho. “Gradativamente, vamos informando a comunidade sobre a festividade, mas sempre com o aval das localidades”, informou Cíntia. Mais informações pelo telefone 3563-7946 ou pelo e-mail cultura@ivoti.rs.gov.br.

Demais atividades – O Sindicato Rural estará integrado à programação. Com 50 anos de fundação, o baile anual será no dia 25 de julho. Também a Emater estará realizando curso de capacitação, já confirmada o de poda de frutíferas para o dia 21.