GABINETE Laços culturais entre Ivoti e Alemanha reforçados durante visita ao cônsul

 

Ivoti - Um novo encontro junto ao Consulado Alemão foi agendado pela prefeita Maria de Lourdes Bauermann nesta segunda-feira, dia 28. O cônsul-geral da Alemanha em Porto Alegre, Stefan Traumann, recebeu a chefe do Executivo, que estava acompanhada pela arquiteta da Prefeitura, Carolina Barlem Gemelli, além dos especialistas em Patrimônio Suzana Vielitz de Oliveira e Markus Wilimzig, responsáveis pelo levantamento dos danos na casa de janela amarela, junto ao Núcleo de Casas Enxaimel da Feitoria Nova. “Estamos pedindo apoio do governo alemão para o custeio do restauro”, informou.

Em abril, o espaço foi interditado com tapumes em toda a fachada devido ao risco iminente de queda. Semanas antes, a prefeita havia se reunido com o cônsul, que pediu mais detalhes da situação. Segundo a arquiteta, é importante realizar uma intervenção efetiva, considerando fatores externos, como chuvas, uma vez que, no diagnóstico, a estrutura está comprometida.

A prefeita destacou os fortes laços culturais entre Ivoti e a Alemanha, especialmente quando o município possui uma cidade coirmã, Rottenbuch, localizada no Sul do país alemão e integrada à Romantische Strasse (Rota Romântica), além do Instituto Ivoti que promove a formação de língua alemã desde a Educação Infantil.

Visita ao maior núcleo de casas no Brasil

Um novo documento será formulado apresentando o projeto de restauro e a sua aplicação. “Nesta oportunidade, vamos convidar o cônsul para visitar o local para se apropriar de nosso patrimônio e da importância dele perante o País, visto que ainda hoje somos considerados como tendo o maior núcleo urbano de casas construídas no estilo enxaimel”, informa a prefeita Maria de Lourdes Bauermann.

 

Compartilhar :

Vejas Outras Notícias